Faculdade oferece auxílio gratuito para contribuinte retificar declaração de IR em Ribeirão
Contribuintes podem fazer retificações na declaração entregue à Receita Federal e alunos de faculdade prestam ajuda

Faculdade oferece auxílio gratuito para contribuinte retificar declaração de IR em Ribeirão

Correção do acerto de contas com o Leão pode ser feito em até cinco anos, após entrega dos dados

O prazo para entregar a declaração do imposto de renda já acabou, mas, agora, muitos contribuintes precisam cumprir uma nova missão com a Receita Federal: corrigir eventuais problemas na declaração relativa ao exercício de 2019.

Com a modernização dos sistemas da Receita Federal, pouco tempo após a entrega da declaração, o contribuinte já pode saber se caiu na malha fina. Caso tenha caído ou não preencheu todas as informações solicitadas pelo Leão, é hora de fazer a declaração retificadora.

Para ajudar quem está com pendências, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Estácio Ribeirão Preto vai oferecer atendimento gratuito, via e-mail, aos contribuintes que precisam se acertar com a Receita Federal, após a entrega da declaração original.

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio, a professora e contadora Alessandra Santana explica que o prazo para a alteração é de cinco anos, a partir da data de entrega. “A retificadora pode ser feita pelo contribuinte que entregou a declaração original dentro do prazo (30 de junho) e, agora, notou um erro ou mesmo a falta de uma informação. Para saber se está com alguma pendência, o contribuinte deve criar o código de acesso ao E-CAC, da Receita, e consultar a situação da declaração”, afirma.

Conforme a especialista, se o sistema aponta que a declaração está em processamento, significa que o sistema ainda está analisando as informações apresentadas pelo contribuinte. Se já consta como processada, demonstra que a declaração não teve pendências. Se houver pendências, o sistema mostra a situação de malha fiscal e, neste caso, o contribuinte pode corrigir as informações por meio da declaração retificadora.

Os professores e alunos do NAF da Estácio Ribeirão Preto estão atendendo virtualmente, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (16) 99238-1414.

*Com informações da assessoria de comunicação da Estácio


Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Compartilhar: