Hora de fazer compras: descontos aparecem após Natal

Hora de fazer compras: descontos aparecem após Natal

Veja dicas para se dar bem e economizar nesta época do ano

O Natal já passou e as lojas começaram a abaixar o valor dos produtos com promoções especiais ao consumidor de Ribeirão Preto. Saiba dicas para não cair em ciladas e realmente comprar um produto barato sem se endividar.

A crise econômica é algo constante no atual governo brasileiro, esta ainda sem uma data definitiva para acabar. Todo este processo acarreta em um ambiente problemático para os comerciantes da região, já que no Natal deste ano existiu uma diminuição nas vendas, principalmente nas compras a prazo, que obtiveram queda de 15,84% em relação aos outros anos.

De acordo com a Alshop, na maior parte dos casos, as grandes redes varejistas saíram na frente, enquanto o comércio começou um pouco mais devagar. Lojas como a Americanas já anunciaram desconto de até 60% ao consumidor.

Em Ribeirão estes dados não são diferentes e os varejistas já anunciam descontos antecipados para todo o mês de janeiro. O economista, associado ao Sincovarp, Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Marcelo Bosi, diz que o consumidor deve ficar atento para não ser enganado na hora das compras.

Ele explica que saber o que vai comprar é a melhor maneira para não ser enganado. “A dica é ficar pronto, observar preços e pesquisar o produto de desejo. É importante que a pessoa resista às tentações das lojas e não compre por excitação já que as previsões para 2016 continuam ruins economicamente de maneira geral”, afirma.

Vale ressaltar que os produtos podem permanecer em desconto até o final de janeiro, próximo ao Carnaval. “A dica principal é cuidar para não se individar no parcelamento, se houver condição para pagar a vista, faça-a, pois geralmente o pagamento imediato atrai um desconto maior. Sempre foque no produto de desejo, não compre na primeira loja que aparecer e defina se o produto é realmente importante em sua vida”, sugere.

Os produtos neste período do ano se tornam, em grande parte, mais acessíveis a todos. O Procon alerta que é importante guardar os documentos realizados na compra para não correr o risco de não devolução em casos de problemas futuros.

A entidade lembra que mesmo sendo uma compra em liquidação, os direitos do consumidor permanecem. É importante averiguar se o desconto prometido é cumprido pela empresa. Todas as regras valem também para produtos importados adquiridos no Brasil.

Em caso de comércio eletrônico, o consumidor tem até sete dias para desistir de seu investimento, por escrito, com a devolução do mesmo, caso este tenha sido entregue.

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: