Inflação nos supermercados chega 7,15% no ano

Inflação nos supermercados chega 7,15% no ano

Em outubro os produtos ficaram 0,98% mais caros; Alta é influenciada por reajustes das carnes

Os preços dos alimentos nos supermercados do Estado de São Paulo ficaram 0,98% mais caros em outubro. No ano, a inflação acumulada desses produtos já é de 7,15%, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Nos últimos 12 meses, o crescimento dos preços alcança 8,77%.

Porém, em outubro houve uma desaceleração dos preços dos produtos in natura diante da melhora no clima e do período de safra de alguns produtos, favorecendo as culturas de frutas, legumes e verduras.

A queda do preço desses foi de -1,02%, com destaque para os Tubérculos (-16,58%). Os itens que apresentaram a maiores baixa nos valores foram cebola (-38,62%) e batata (-9,40%). Em todos os casos, as temperaturas e os ajustes na quantidade ofertada, diante da alta da safra e da colheita, contribuem com maior disponibilidade do produto e os reflexos positivos nos preços já chegam aos consumidores. Em 12 meses, a alta foi de 19,44% e no acumulado de janeiro a outubro o aumento nos preços foi de 9,66%.

Nos grupos, a alta mais expressiva é no preço dos Produtos Semielaborados, como carnes, leite e cereais, que tiveram alta de 1,52%, impactada pelos preços das Carnes Suínas (4,55%) e Aves (8,29%).

O preço da carne suína vem sendo afetado diante do maior consumo em detrimento da carne bovina, cujo preço subiu nos últimos meses. De acordo com a Apas, os aumentos nos preços da carne bovina influenciou os consumidores a passarem para carne suína, o que gera um desajuste entre oferta e demanda do produto, impactando diretamente na alta dos preços.

No caso das aves, as cotações apresentam aumento diante de desajustes da oferta e, consequente, menor disponibilidade do produto, bem como pela elevação das exportações, impactando diretamente nos preços das aves no mercado interno. No acumulado do ano, o reajuste nos preços das aves foi de 12,32% e, em 12 meses, 11,48%.

Os industrializados tiveram alta em outubro, com variação de 1,09%, relacionada ao aumento nos preços de derivados do leite (1,17%) e panificados (2,06%).

Em relação aos derivados do leite, o reajuste reflete a tendência de crescimento já verificada no preço do leite, diante do período de entressafra, mas que já mostra sinais de desaceleração e que deve ser revertida em novembro.

No caso dos panificados, os preços continuam impactados pelo custo da energia elétrica, a alta do dólar e a cotação do trigo, o que impacta os preços dos panificados e massas em geral. Em 12 meses, o aumento nos preços dos produtos industrializados foi de 6,76% e no acumulado de janeiro a outubro de 5,94%.

Revide On-line
Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: