Já são quatro escolas ocupadas na região de Ribeirão Preto

Já são quatro escolas ocupadas na região de Ribeirão Preto

Governo Estadual oficializou nesta terça-feira, 1, a reorganização escolar

Já são quatro escolas ocupadas por estudantes na região de Ribeirão Preto – a E.E. Otaniel Mota, no município e outras três em Sertãozinho. Os estudantes protestam contra a reorganização que foi decretada nesta terça-feira, 1º de dezembro, pelo Governador Geraldo Alckmin (PSDB), que afetará mais de 300 mil alunos da rede pública estadual.

Em Sertãozinho a ocupação já acontece há uma semana na E.E. Bruno Pieroni, o único estabelecimento de ensino na região que será fechado em 2016. Já a E.E. Nicia Fabiola Zanutto Giraldi, ocupada nesta segunda, 30, e a E.E. Ferrucio Chiarati passarão a atender apenas estudantes do 5º ao 9º ano, deixando de contar com o ensino médio.

Em Ribeirão Preto, o Otoniel Mota não será afetado pela reorganização em 2016, mas os estudantes, que já haviam boicotado o Saresp na semana passada, estão participando da ocupação em apoio aos outros movimentos no Estado de São Paulo, que já passaram de 200 escolas. Eles também reclamam a falta de diálogo com os estudantes que serão afetados pelas mudanças.

A escola foi ocupada no período da manhã, e apenas os alunos do colégio estão entrando dentro do prédio, além da diretora, que chegou lá por volta das 10h para conversar com os estudantes. Muitos alunos estão dentro do Otoniel devido aos campeonatos esportivos interclasses, que tradicionalmente acontecem nesta época do ano.

Cerca de 100 estudantes estão dentro da escola e pedem que pais e amigos levem alimentos, pois não planejam uma data para deixar a ocupação. Alguns professores estão na porta da escola em vigília dos alunos.

Oficializado

Foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado um decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin que oficializa a transferência de professores e funcionários das 93 unidades de ensino que serão fechadas devido à reorganização.

 

Fotos: Leonardo Santos

 

Compartilhar: