“Movimento pela Inovação” bate recorde de atendimentos em Ribeirão

“Movimento pela Inovação” bate recorde de atendimentos em Ribeirão

Iniciativa da Desenvolve SP atendeu 87 empresários e pesquisadores no Supera Parque

Com um recorde no número de atendimentos, a etapa Ribeirão Preto do Movimento pela Inovação, realizado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, em parceria com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, chegou ao fim. O evento foi realizado durante cinco dias com objetivo de apoiar empresas e pesquisadores a tirarem ideias inovadoras do papel, apresentando linhas de financiamento, subvenção e aportes via fundos de investimento em participações.

Ao todo, foram 92 agendamentos dos quais 87 foram cumpridos. “A procura pelas orientações do Movimento pela Inovação foi tão grande que ultrapassou o número de horários disponíveis para atendimento. Os cinco empresários que não foram atendidos nessa primeira etapa do Movimento já foram incluídos em uma lista de espera e receberão atendimento em breve”, enfatizou Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.

Do total de projetos apresentados, 15 já se encontram com propostas de financiamento cadastradas na Desenvolve SP. Foram feitos 29 encaminhamentos para entidades parceiras do Movimento: FAPESP, Fundo Inovação Paulista, Inova Paula Souza, Sebrae-SP e Embrapii.

“A etapa de Ribeirão Preto deu tão certo que tivemos empreendedores de outros estados participando do Movimento pela Inovação. Isso mostra que iniciativas como essa devem ser replicadas por todo o Brasil”, ressalta Cicconi. Os atendimentos foram realizados para dois empresários de Minas Gerais e um do Rio de Janeiro – que têm a intenção de transferir suas empresas para Ribeirão Preto.

Para quem recebeu atendimento, o Movimento pela Inovação representou mais um passo na realização de um sonho.  “Nós viemos em busca de recursos para concluir o desenvolvimento de nosso aplicativo, voltado para o futebol amador. A ferramenta já funciona e tivemos mais de cinco mil downloads, agora precisamos fazer investimentos para entrar na fase de comercialização”, diz Luis Fernando Targas, sócio-proprietário da Ribertech Informática.

Para Eduardo Saggiorato, superintendente de Negócios da Desenvolve SP, comemorou  a etapa Ribeirão Preto do Movimento pela Inovação. “Este foi o terceiro evento do Movimento pela Inovação, passamos por São Carlos e São José dos Campos e os resultados são muito bons. Já são quase 200 atendimentos, conhecemos ótimos projetos com grande potencial de se tornarem negócios de sucesso, ganhar mercado e gerar empregos”, afirma Eduardo Saggiorato, superintendente de Negócios da Desenvolve SP. A próxima edição do Movimento pela Inovação acontecerá no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Movimento pela Inovação

O Movimento pela Inovação é uma iniciativa da Desenvolve SP, com a participação de importantes instituições como FAPESP, Embrapii, Centro Paula Souza, Sebrae-SP,  Finep, BNDES, entre outros. A ação pretende apoiar empresas, startups e pesquisadores a investir em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda. 

Supera Parque

O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde), Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e está instalado no Campus da USP local. Nele, estão instalados a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Centro de Negócios.

Entre incubadora e centro de negócios, já são 50 as empresas instaladas no Parque,  atuantes nas áreas: de biotecnologia, medicina humana e veterinária, tecnologia da informação, além de empresas no ramo de equipamentos médico-hospitalares, odontológicos e instrumentação.

Fipase - A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.

Revide Online com informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Compartilhar: