Programa incentiva estudantes que são mães a concluírem o ensino superior
O Parent In Science procura promover a permanência estudantil na graduação

Programa incentiva estudantes que são mães a concluírem o ensino superior

Será concedido auxílio financeiro de R$ 800 mensais; inscrições vão até 31 de maio

O movimento Parent In Science (Mães e Pais na Ciência) abriu inscrições para a terceira edição do programa Amanhã, que incentiva estudantes que são mães a concluírem o ensino superior. Nesta edição do programa, serão contempladas com auxílio financeiro de R$ 800 mensais estudantes mães matriculadas em cursos de graduação, cuja previsão de conclusão seja entre novembro de 2023 e julho de 2024. A duração do auxílio é de até 12 meses e o programa também oferecerá oficinas e encontros de mentoria às estudantes selecionadas. As inscrições vão até 31 de maio e podem ser feitas pelo site do programa Amanhã.

 

Parent In Science é um movimento muito importante para a pós-graduação e, desde o ano passado, tem procurado promover a permanência estudantil também na graduação. Congrega embaixadoras e embaixadores em universidades de todo o Brasil. A USP tem três pesquisadoras que atuam como embaixadoras.

 

Na edição deste ano, o processo seletivo irá considerar como critérios de classificação das candidatas a renda familiar, o número de dependentes e o engajamento prévio em ações, projetos, atividades, coletivos ou grupos com foco no aumento da inclusão e diversidade nos espaços acadêmicos. Serão priorizadas na seleção mães solo, mães negras ou indígenas e mães de filhos com deficiência ou doenças crônicas. Os resultados serão divulgados até julho e os auxílios começarão a ser depositados em agosto.

 

Um levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgado em 2020 apontou que um em cada dez estudantes de graduação no Brasil tem filhos. Segundo o movimento Parent in Science, dentro desse universo de estudantes de graduação com filhos, cerca de 65,5% dependem de auxílio da família para se dedicar aos estudos, sendo que apenas 5,2% contam com creches e redes de apoio na universidade onde estudam.

 

Parents in Science segue em busca contribuições financeiras. Doações ao Programa Amanhã podem ser feitas pela assinatura da Rede APOIE, através de Pix (chave: [email protected]) ou da Vakinha online.

 

Inscrições e mais informações: pelo site do Programa Amanhã ou pelo e-mail [email protected]


 

 

Fonte: Jornal da USP

 


Freepik

Compartilhar: