Região de Ribeirão terá mais sete escolas no Programa de Ensino Integral em 2021
Confira a relação completa de escolas na região de Ribeirão Preto que terão ensino em tempo integral

Região de Ribeirão terá mais sete escolas no Programa de Ensino Integral em 2021

Número de escolas no Estado vai saltar de 364 para 1.064 a partir de 2021, totalizando 542.000 vagas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio

A região de Ribeirão Preto terá mais sete escolas no Programa de Ensino Integral (PEI). Em todo o Estado de São Paulo, serão 400 novas PEIs. A notícia foi anunciada na última quinta-feira, 5, pelo governador João Doria e pelo secretário da Educação Rossieli Soares.

O total de unidades que funcionam nesta modalidade sobe de 364, em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um aumento de quase 300%. “São 400 novas escolas que vão começar a funcionar a partir de fevereiro. Com isso, o ensino em tempo integral vai chegar a mais de 500.000 alunos. É o maior número de alunos em ensino integral em um Estado no Brasil”, disse Doria.

As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica. “A política de ensino em tempo integral é prioridade para o nosso governo. A nossa meta de 1.000 escolas para 2023 já foi alcançada com a adesão destas 400 unidades”, destaca Rossieli Soares.

As novas PEIs vão ofertar 254.000 vagas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Assim, as 1.064 escolas do programa terão 542.000 vagas, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, 4% da rede fazia parte do programa, com 135.000 alunos. O PEI contempla 48% dos municípios no Estado. Com a expansão, o programa chega a mais 82 cidades.  

Sobre o PEI

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há, ainda, clubes juvenis como dança, xadrez e debates. Os alunos também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove horas e meia. Na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.

Ideb maior e metas

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 divulgados recentemente apontaram que as escolas do PEI de Ensino Médio de São Paulo cresceram 1,2 ponto em relação ao último indicador, enquanto as escolas da rede regular subiram 0,6. As 33 escolas estaduais de São Paulo de Ensino Médio com melhores indicadores são todas integrantes do PEI. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o cenário é semelhante: nove das dez primeiras escolas da rede estadual com melhores notas do Ideb são do programa. Estudos ainda mostram que o ensino integral aumenta a empregabilidade e a renda dos egressos. O investimento na modalidade é uma das metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer o ensino integral até 2024 e 2026, respectivamente.

Confira a relação completa de escolas na região de Ribeirão Preto:

Escola Jose Francisco Paschoal, Bebedouro
Escola Jardim Monte Carlo, Ribeirão Preto
Escola Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira – Nairzinha, Ribeirão Preto
Escola Teofilo Siqueira, Santa Rosa De Viterbo
Escola Baudilio Biagi, Ribeirão Preto
Escola Macario de Almeida Conego, Santo Antônio da Alegria
Escola Maria Falconi de Felicio, Pitangueiras


Foto: Wokandapix/ Pixabay

Compartilhar: