Ribeirão Preto recebe primeiro kit para acessibilidade a deficientes
Equipamento, na USP, pode ser utilizado publicamente
A USP de Ribeirão Preto recebeu o primeiro dos três kits de acessibilidade para o deficiente visual que a Universidade de São Paulo coloca à disposição da comunidade. O kit está disponível na Biblioteca Central do campus.
Outros dois serão instalados, nos próximos dias, na Biblioteca da Faculdade de Educação (FE) da USP capital e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – USP Leste.
O kit consiste de três equipamentos. O principal é uma espécie de scanner, com uma câmera fotográfica acoplada, que digitaliza o texto do livro ou revista, manda a imagem para um monitor (tela de computador) e reproduz em áudio o texto impresso. Além da tela e do scanner com câmera, o equipamento também disponibiliza uma linha em braile.
O chefe da Divisão de Desenvolvimento e Inovação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, Anderson de Santana, explica que se trata de um equipamento de fácil operação, oferecendo todas as instruções de utilização em áudio e disponível para leituras em diversas línguas. O usuário pode ainda fazer uma cópia de sua pesquisa, gravando-a num pen drive, para depois ouvi-la novamente em um leitor para deficiente visual.
Esse é um equipamento importado de alta durabilidade e cada kit tem um custo aproximado de R$ 16 mil.
Questão de acessibilidade
A escolha de Ribeirão Preto para a instalação do primeiro kit se deu pela cidade possuir o maior campus da USP fora da capital e pela grande demanda, já que possui a Biblioteca Central, responsável pelo atendimento de todas as faculdades do campus.
O novo serviço atende, como os outros serviços da Biblioteca Central de Ribeirão Preto, ao público interno e também à população em geral, gratuitamente. Basta comparecer ao campus da USP de Ribeirão Preto.
Revide Online com informações da assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação