8 dicas de harmonização para celebrar o Dia Internacional da Cerveja
8 dicas de harmonização para celebrar o Dia Internacional da Cerveja

8 dicas de harmonização para celebrar o Dia Internacional da Cerveja

Celebrado na primeira sexta-feira de agosto, o Dia foi incorporado ao calendário em 2007 e hoje é comemorado em 50 países

Cada primeira sexta-feira de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional da Cerveja. Esse dia foi incorporado ao calendário de "festividades curiosas" em 2007, quando um grupo de amigos de Santa Cruz, na Califórnia, decidiu dedicar uma data para homenagear a bebida.

Atualmente, o dia se converteu em uma grande festa, celebrada em mais de 200 cidades de 50 países. Para celebrar, o Portal Revide pediu a alguns especialistas da cidade sugestões de harmonizações.

Saúde!

Tio Limongi – sommelier e sócio proprietário da Cervejaria SP 330

“Nada melhor do que harmonizar essa adorável bebida com um prato realmente especial, que lhe agrade e que lhe desperte sensações agradáveis, no paladar e na memória. Sendo assim, aqui vão algumas sugestões harmonizadas para acompanhas a sua cerveja, do aperitivo à sobremesa”.

Empanada Argentina
Prato:
Filé Mignon cortado na ponta da faca, cebola, pimentas vermelhos e verdes, batata e cominho. 
Harmonização: Last Kiss Hop Pils

Bruschetta de Mozzarella e tomate em compota
Prato:
Tomates cozidos no forno com oliva e tomillo em pão de tosta leve.
Harmonizaçao: com Superstition Pale Ale

Locro salteño (prato típico do norte argentino)
Prato: Caldo a base de abóbora com feijão branco, milho, filé de porco, bacon, calabresa, vegetais e condimentos.
Harmonizaçao: com Last Nite Black IPA

Figos Naturais
Prato:
Figos, framboesas, queijo, pimenta do reino e azeite de oliva.
Harmonizaçao: Californication IPA.

Foto: Ibraim Leão

Thiago Gui Pereira – sócio-diretor da Cervejaria Walfänger

“Como estamos no inverno, minha indicação de prato é um Joelho de Porco com a nossa Cerveja Doppelbock.



Prato: O tradicional Joelho de Porco da Cervejaria Walfänger é cozido lentamente na panela com nossa cerveja Helles e especiarias. Conferindo à ele um sabor único e delicioso! O Eisbein ou simplesmente “joelho de porco ”, é um prato típico, muito importante da culinária alemã e um do carros-chefes de nosso cardápio.

Harmonização: casa perfeitamente bem com a nossa cerveja Doppelbock, uma bebida mais encorpada e de teor alcoólico mais elevado.

Foto: Cautella

Bia Amorim - Sommelière de cervejas

Escolhi a cerveja do estilo Vienna pois tem um caráter maltado e nuances de lúpulo que me agradam. Essa cerveja tem sabores procedentes do malte: cereais, pão e caramelo são notas que podem ser sentidas. Apesar deste dulçor do malte ser pronunciado, o amargor do lúpulo vem para equilibrar e termos uma receita de cerveja bastante agradável. 

Para esta ocasião, eu costumo harmonizar hambúrger ou comidas em brasa (carnes e vegetais). A casquinha dos alimentos crocante e torrada levemente combinam elementos na harmonização. Nada que seja muito ácido ou cítrico vai combinar, então atenção aos acompanhamentos.

Algumas marcas conhecidas são: Brooklyn Lager, Caramuru Pratinha, Double Vienna Morada Cia. Etílica, Dead Frog Vienna, Bierland Vienna e Da Mata Vienna Lager.

Foto: Reprodução

Rafael Moschetta – Weird Barrel

Dica de harmonização: Weird Barrel Fancy Burp e Costela Barba Negra

"A Fancy Burp é uma cerveja do estilo India Pale Ale com marcante aroma cítrico vindo dos lúpulos americanos. Com 6,5% e alto amargor, ela harmoniza perfeitamente com carnes mais gordurosas e condimentadas, como a Costela Barba Negra, preparada por mais de 6 horas imersa em outra India Pale Ale da casa, a Naughty Grog, uma black IPA envelhecida em barris de Rum".

Foto: Weird Barrel

Max Cardoso - The Teacher

"Como harmonização eu indico a 6 o'clock, uma  American IPA desenvolvida em parceria entre os mestres cervejeiros Rodrigo Silveira, da cervejaria ribeirãopretana Invicta, e Shane Welch, da Sixpoint do Brooklyn (NY), com a tradicional feijoada. Por ser uma IPA de sabor cítrico, ela harmoniza muito bem com esse clássico da comida brasileira". 


Foto: Divulgação

Compartilhar: