Bares de Ribeirão Preto inovam com Food Trucks
Food Trucks ganharam espaço em Ribeirão Preto

Bares de Ribeirão Preto inovam com Food Trucks

O Vila Dionísio e a Cervejaria Invicta são exemplos de que, com a inovação, a economia dos bares melhorou

Eles surgiram nos Estados Unidos, em 1872, onde o dono, Walter Scott, vendia tortas e sanduíches para trabalhadores de fábricas. No Brasil, os food trucks começaram a ganhar espaço em 2000. Atualmente, os carrinhos de comida já estão por toda parte, como em Ribeirão Preto, que já conta com mais de 30 veículos que oferecem uma diversidade de produtos alimentícios que vão desde comida mexicana a cervejas artesanais.

Há 12 anos no município, o bar Vila Dionísio resolveu montar o seu primeiro food truck em setembro do ano passado. O objetivo era único: a necessidade de facilitar a participação em eventos cervejeiros, levar um pouco da estrutura e dos produtos do cardápio do pub às ruas ribeirãopretanas.


Segundo o gerente de comunicação do Vila Dionísio, Vladislau Bühler, montar e desmontar a cozinha a cada evento era desgastante, e  eles precisavam de algo mais prático. “O Truck do Vila é um modelo compactado de parte da nossa cozinha”, afirma.

Já a cervejaria Invicta montou um beer truck, onde são oferecidos aos clientes chopes diferentes. “Oferecemos as torneiras exclusivas com nossos produtos, onde há chopes diferentes dentre as opções disponíveis da nossa marca”, comenta o mestre cervejeiro e diretor da cervejaria Invicta, Rodrigo Silveira.

Ele diz ainda que o intuito do food truck é ‘rodar’ Ribeirão Preto para ficar mais próximo das pessoas, assim elas não precisam se deslocar até o bar físico.

Clientes

Além de ser tendência no País, os food trucks reúnem pessoas de todas as idades e classes sociais, o que acaba sendo um canal direto com os clientes. “O food truck é um modo de levar a experiência do Vila Dionísio para todos”, comenta o gerente de comunicação do pub.

Silveira, da Invicta, acrescenta que com o carro ambulante é possível atingir o público de maneira mais rápida e direta. “Conseguimos participar de vários eventos da cidade, levando o nosso chope para outras regiões”, frisa.

Economia positiva

Com a ‘invasão’ da crise econômica no país, os empresários do ramo de alimentos que possuem estabelecimentos comerciais em Ribeirão Preto precisaram se reinventar para o faturamento da empresa não cair.

Bühler, do Vila Dionísio, diz que a crise fez com que as pessoas reorganizassem seus gastos. “Não há como comparar a loja física com a móvel, em função da capacidade e estrutura física, mas a loja móvel tem contribuído demais para a manutenção e até ampliação de toda a estrutura das cozinhas dos nossos bares”, relata.

Com as coxinhas tradicionais do bar, Buhler destaca ainda que a empresa está estudando a possibilidade de transformar o food truck em uma franquia.

No food truck da Invicta o resultado também está sendo positivo. Silveira afirma que o negócio tem se mostrado rentável. "Aumentou o nosso volume de chope na cidade e um fator que consideramos extremamente positivo é a visibilidade que ele proporcionou, uma vez que além de circular no município, também está presente em Food Park”, destaca.

Ele diz ainda que pretende investir nesse segmento, pois entende que essa é uma maneira democrática de popularizar o assunto das cervejas artesanais.  “Em nosso planejamento está programado mais um beer truck pra Ribeirão Preto, um para São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Assim, abriremos um esquema de franquia para essa atividade”, conta.
 


Fotos: Divulgação e Arquivo Revide

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