Nutricionista dá dica para quem não gosta de bacalhau

Nutricionista dá dica para quem não gosta de bacalhau

Daniela Pala ensina a preparar um hambúrguer funcional de soja para a noite desta sexta-feira, 25

Mais de 160 milhões de brasileiros que se declaram cristãos celebram nesta sexta-feira, 25, a Sexta-Feira Santa. A data relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. A simbologia da data orienta o beato a evitar o consumo de carne vermelha.

Para fugir das opções que incluem sempre a clássica receita de bacalhau, a  nutricionista Daniela Pala separou uma dica de hambúrguer funcional de soja para quem procura uma substituição ao peixe.

"A soja é um alimento fonte de nutrientes e fibras, além de conter  isoflavona, um fitoestrógeno com estrutura molecular semelhante ao estrogênio, hormônio feminino que em  mulheres na pós-menopausa pode estar em baixa  concentração. Dessa forma o consumo regular de soja pode ser benéfico em relação aos sintomas que naturalmente aparecem nessa fase da saúde da mulher, como por exemplo, as ondas de calor. Esse rico alimento também está associado à diminuição do colesterol ruim (LDL), diminuindo assim o risco  de doenças cardiovascular como colesterol alto e complicações como infarto e AVC, também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de reduzir o risco de alguns tipo de câncer".

Com alto valor nutricional a soja é um alimento versátil. A nutricionista indica o grão para o preparo de salada, molho, pastas, queijos e leite. "É uma saudável opção para pessoas que não consomem proteínas de origem animal (leite, carnes, ovos etc) por doenças, opção vegetariana ou alguma alergia alimentar", completa.

HAMBÚRGUER DE SOJA FUNCIONAL

Ingredientes
·         3 fatias de cebola
·         4 dentes de alho
·         2 colheres de sopa de salsinha
·         3 colheres de sopa de azeite
·         1 e ½  xícaras de protéina texturizada de soja
·         1 colher de chá de sal

Para empanar:
·         1 ovo
·         2 xicaras de farinha integral
·         2 colheres de sopa de linhaça
·         2 colheres de sopa de amaranto
·         ½ xicara de óleo de girassol

Modo de preparo:

·         Cortar a cebola, alho e salsinha em quadrados pequenos (o uso de um mixer ou processador pode ajudar). Em seguida refogue rapidamente os temperos (dê preferências a temperos naturais e orgânicos!). Reserve.

·         Hidrate a soja com 3 xicaras de agua filtrada e deixe por 15 minutos. Em seguida escorra bem (isso faz toda a diferença!) com uma peneira apertando com uma colher. Refogue-a em azeite e acrescente os temperos.   Mexa até secar, desligue o fogo e deixe esfriar.

·         Pegue a soja preparada e amasse bem com as mãos até dar liga e forme círculos achatados, use as mãos ou um ou um modelador de inox. Empane os hambúrgueres, misturando a farinha integral e os grãos.  Nesse ponto você pode sentir necessidade de acrescentar um pouco mais de farinha integral ou grão para firmar a massa, mas tome cuidado para não adicionar demais, ou o hambúrguer poderá ficar “massudo”.

·         Para não desmanchar quando preparar na frigideira, coloque por 15 minutos no congelador.

·         Coloque em uma frigideira antiaderente com pouquíssimo óleo ou coloque em um grill até que esteja dourado dos dois lados.

·          Rende aproximadamente 10 hambúrgueres ou 20 mini-hambúrgueres.

Nutridicas:

·         Pode congelar para facilitar o dia a dia. É só embalar em papel filme adequado para alimentos e levar para o congelador por até 30 dias. Não esqueça de etiquetar com a data que o hambúrguer foi feito.

·         Sugestão de acompanhamentos: arroz 7 grãos, purê de batata baroa polvilhado de gergelim preto, feijão roxo e salada de rúcula com tomate cereja e  manjericão.
 

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: