Sommelière indica cervejas para cada tipo de mulher

Sommelière indica cervejas para cada tipo de mulher

Não importa o seu estilo, sempre haverá uma cerveja para cada tipo de mulher; confira as dicas da Sommelière de Cervejas Bia Amorim

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Sommelière de Cervejas Bia Amorim preparou uma lista de estilos de cervejas que combinam com cada personalidade especialmente para o portal Revide.

Um brinde às mulheres! Confira:

Bia Amorim - Sommelière de Cervejas, Por Obséquio

Mulher e Cerveja é uma parceria de longa data. Antigamente eram as mulheres as responsáveis pela fabricação da bebida, tinham o nome de "wife ale". Hoje em dia, o setor de cervejas tem um grande número de mulheres profissionais. São mestres cervejeiras, sommelières, embaixadoras, gerentes, vendedoras, diretoras e por aí vai. Não há uma diferença de gênero para gosto de cerveja, o paladar de cada um é construído em cima de suas vivências. Cerveja cor de rosa não foi feita para mulher, cerveja com carater de dulçor maior também não. temos estilos diferentes de cerveja que são criados por receitas que surgem para agradar o paladar de forma geral e de diferentes culturas.

Ainda assim, como hoje é comemorado o dia da mulher, alguns estilos de cerveja podem combinar com diferentes tipos de mulheres.

Aventureira

Não tem como não lembrar da cerveja de trigo, conhecidas também como Weiss ou Weizenbier e de tradição alemãs. Essas cervejas são usadas também por atletas, que por conta do alto teor de proteína consomem a bebida após os exercícios. Claro que não pode ser qualquer cerveja de trigo, mas em geral elas tem um teor alcoólico mais baixo. Dizem que é melhor que isotônico! Da academia pro bar!

Moderna

Os tempos modernos foram um grande avanço mundial, foi nesta época que surgiu a industria moderna da moda na Europa. Por volta de 1700 na Inglaterra, uma cerveja ganhava adeptos, tinha características de café, caramelo e chocolate, o que me parecem excelentes sabores para uma cerveja. Escolhi o estilo Porter pois era uma cerveja que ficou famosa por ser a bebida dos homens trabalhadores no porto, hoje uma cerveja que pode ser bebida por quem quiser e gostar de um paladar com as características deliosas que essa tem.

Contemporânea

As mulheres da nossa época estão em plena batalha por serem cada vez mais respeitadas e com iguais direitos. Para este momento, escolho o estilo Session IPA, que tem como referência as amargas cervejas India Pale Ale. Mas nada melhor do que em tempos atuais saber o que beber e quanto beber. Esta é uma cerveja com amargor moderado, não extremo, seu perfil sensorial é leve, com nuances de acordo com o lúpulo escolhido e equilíbrio com o malte. Tem graduação alcóolica mais baixa e é excelente para quem ainda está começando a conhecer melhor as cervejas.

Tranquila

Para as mulheres mais calma e serenas, podemos escolher uma cerveja que seja tão leve como este perfil feminino. Um bom estilo é o Witbier. De origem belga, as cervejas deste estilo são bastante refrescantes, quase nenhum amargor e bastante condimentadas. Harmonizam muito bem com dias quentes e piscina!

Atualizada

Antenada, dentro do que acontece no dia a dia do mundo hoje, esse perfil pode muito bem tomar cervejas que precisam estar livres de preconceitos. Para isso, sugiro uma cerveja Sour. Essas cervejas tem a base mais ácida, são fermentadas de maneira não tradicional. De início o azedinho pode parecer esquisito, mas é uma questão de costume e paixão. 

Atarefada

O que tem de mulher atarefada não é brincadeira. Hoje temos o compromisso de ser multi-tarefa e por isso estamos sempre com a agenda na mão! Uma cerveja que tem que ser rapidamente escolhida, sem erro é o que uma mulher com esse perfil precisa! Que tal tentar o estilo Vienna Lager? Um dos meus preferidos, tem um excelente equilíbrio entre o amargor do lúpulo e a doçura do malte. Harmoniza com comidas rápidas e não perde tempo errando!

Tradicional

No fundo acabamos sendo bem tradicionais do dia a dia. E para dias assim, que tal uma Helles? Bem parecida com a tradicional Pilsen, mas com um toque mais de malte. Não tão sem graça quanto a famosa mundial, mas deliciosa e despretensiosa Helles. também vem de origem Alemã e conquista os paladares que são um pouco mais exigentes. Ótima lager para se ter todos os dias na geladeira.

No fundo, temos todos esses estilos dentro de nós. E assim como a lua, temos fases e momentos diferentes. Tente todos!

Foto: Rogerio Volgarine

Compartilhar: