Centro de excelência em educação orofacial

Centro de excelência em educação orofacial

Instituto Orofacial das América (IOA) e Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC) trazem para Ribeirão Preto treinamento premium com peças anatômicas fresh frozen

Foi oficialmente inaugurado no último dia 23 de novembro, em Ribeirão Preto, o centro premium especializado em educação orofacial do Instituto Orofacial das Américas (IOA). O espaço oferece cursos de pós-graduação em odontologia e áreas da saúde (biomedicina, farmácia, enfermagem e biologia). A estrutura conta ainda com o Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC), único no interior de São Paulo a oferecer aos profissionais de saúde treinamento em peças anatômicas fresh frozen com o objetivo de tornar o aprendizado realista e proporcionar técnicas avançadas de educação nessa área. 

“Estamos trabalhando há algum tempo com uma missão na odontologia e medicina, que é democratizar a educação de excelência. Não queremos que as pessoas passem pelas dificuldades que já enfrentamos no passado, quando existia uma reserva de mercado e restava a poucos a oportunidade de fazer um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado. No nosso conceito, a educação de excelência é para todos”, ressaltou o CEO da rede IOA, Mohamad Abou Wadi. 

Ele observa que essa excelência está não apenas na estrutura física premium, com equipamentos e técnicas da geração 2024, mas nos profissionais que irão ministrar as aulas e também nas condições oferecidas aos alunos. “A estrutura é fantástica e permite uma experiência educacional de A a Z. Além disso, nossos valores são muito competitivos e acessíveis. Todos que têm vontade de estudar no IOA e no ITC terão essa oportunidade. Acredito que essa seja a nossa missão e também o meu legado, ao longo dos 23 anos de experiência profissional: montar estruturas desse porte, próximo das pessoas, para que elas não precisem mais buscar alternativas longe da cidade onde vivem e exercem sua profissão”, acrescentou.

A nova unidade do IOA em Ribeirão Preto, que possui mais de 40 escolas em todo o Brasil, recebeu um investimento de R$ 8 milhões para a estrutura local, equipamentos modernos e tecnologia de última geração. Chaim Zaher, CEO do Grupo SEB e sócio neste empreendimento, se disse surpreso com a modernidade e conforto disponíveis aos alunos e pacientes do IOA/ITC na cidade. “É uma estrutura fantástica, que reforça a nossa vocação em investir em uma educação de qualidade. É também mais um projeto do Grupo SEB junto a novos parceiros, o primeiro de muitos que estamos planejando para o futuro”, adiantou.

Para Rafael Camargo, sócio do IOA/ITC em Ribeirão Preto, esse é o início de um trabalho cujo objetivo é oferecer tecnologia de ponta para os alunos e profissionais da odontologia da cidade e municípios do entorno. “Será um ensino disruptivo, pautado em evidências científicas, com toda a tecnologia disponível nos dias atuais e que trará benefício não apenas aos alunos, mas também aos pacientes atendidos na clínica”, salientou.

Mestre e doutorando pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP, Rafael conta que a cidade não foi escolhida por acaso para a instalação de uma nova unidade da rede IOA. “Sabemos que a cidade é considerada centro de referência em educação e saúde e um símbolo do desenvolvimento paulista. O nosso objetivo aqui é democratizar a educação nas áreas da odontologia, saúde e estética e médica, proporcionando cursos de excelência e acessíveis para o profissional de saúde do interior para formar, cada vez mais, profissionais altamente qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, destacou.

O executivo lembrou ainda que o Brasil é apontado como o país com o maior número de dentistas do mundo e, por isso, tem grande potencial na área de educação continuada em odontologia. De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de 2022, o Brasil possui atualmente mais de 370 mil cirurgiões-dentistas — ou 20% do total global de profissionais, o que significa que um em cada cinco profissionais são brasileiros.
 


Estética em alta

O IOA/ITC de Ribeirão Preto é um centro de educação premium especializado em orofacial, com pós-graduação não apenas na área de odontologia, mas em outras áreas relacionadas da saúde como biomedicina, farmácia, enfermagem e biologia. 

Bianca Martin, sócia da nova unidade, salienta que a metodologia da instituição facilita o acesso ao conhecimento e amplia a expertise profissional da área de saúde, oferecendo técnicas modernas e realistas para o aprendizado do aluno. 

“Um dos diferenciais dos cursos oferecidos é a parceria entre a odontologia e a medicina estética, um campo de atuação cada vez mais buscado, tanto pelos profissionais quanto pelos pacientes. É uma área que está crescendo muito com a harmonização facial, por exemplo. Isso mostra nossa visão de futuro ao abraçar essas áreas que ainda são novas, mas bastante procuradas, contribuindo com a carreira dos profissionais daqui para que atinjam níveis de excelência”, frisou Bianca, que é mestre e doutoranda pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – FCFRP/USP.

“Atendemos milhares de pacientes em todo o país devolvendo a autoconfiança, melhorando a qualidade de vida e transformando a realidade dessas pessoas”, frisou Mohamad Wadi.
 

Convidados ilustres 

A noite de inauguração em Ribeirão Preto contou ainda com a presença da atriz e apresentadora Mariana Rios, parceira na divulgação do IOA. Ela ressaltou a importância do estudo e aprendizagem contínua no crescimento profissional. “O IOA é resultado de muitos anos de construção de um propósito que é ajudar as pessoas a aprender. Essa contribuição para a vida dessas pessoas por meio da educação é muito louvável”, disse. 

O cirurgião-dentista Christian Coachman compartilhou sua experiência e aprendizado adquiridos ao longo dos últimos dez anos como consultor de clínicas e empresas na palestra “A nova Odontologia: Entendendo tendências, gerando valor”. Formado pela Dental Technology com graduação em Odontologia na Universidade de São Paulo (USP), ele é reconhecido internacionalmente por sua contribuição à odontologia mundial, tendo desenvolvido conceitos revolucionários, como o Digital Smile Design que mudaram a abordagem da odontologia estética. Destaca-se também em várias áreas, desde implantes até reabilitação oral.

“É uma honra colaborar com esse projeto que vem revolucionando a educação na odontologia e vou atuar para trazer grandes nomes da odontologia mundial para dentro do IOA de Ribeirão Preto”, salientou. Em sua fala, Christian também compartilhou informações sobre tendências e gargalos na gestão dos negócios dentro da odontologia. 

“Nosso desafio hoje não é mais o acesso a oportunidades, informação, tecnologias, cursos e formações. Hoje temos um excesso de tudo isso, o que faz com que o grande desafio seja priorizar, focar naquilo que irá trazer o melhor retorno dentro das possibilidades. É tudo uma questão de traçar estratégias para aproveitar os investimentos da melhor maneira possível e se destacar no mercado”, aconselhou.
 

Cursos e capacidade

O IOA/ITC Ribeirão Preto possui um espaço de 1500 m2 e conta com professores e speakers renomados mundialmente em educação orofacial 5.0, tais como: Thiago Ottoboni, André Callegari, Maurício Camargo e Alexandre Morita. 

No portfólio estão especializações na área odontológica em Endodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Harmonização Orofacial, Implante e Periodontia, Dentística e Prótese. Já na área da saúde e estética, o instituto vai disponibilizar especialização, cursos de aperfeiçoamento e imersão nas diversas áreas de Estética Facial e Corporal.

A nova unidade tem capacidade para 800 alunos, com clínica equipada com 21 cadeiras odontológicas de última geração, três salas de aula, pré-clínica e um auditório para 90 alunos, que está disponível para palestras, conferências e eventos acadêmicos. O instituto vai oferecer também tratamentos para população com preços acessíveis nas áreas de odontologia e saúde e estética, podendo atender até 600 pacientes por mês.

 

Rede IOA e ITC

O IOA - Instituto Orofacial das Américas é a maior rede de franquias de educação orofacial. Com mais de 40 escolas no Brasil e no exterior, possui ensino premium especializado em odontologia, com um know-how de um grupo com 20 anos de experiência no mercado. Com elevado nível de qualificação e padrões de alta tecnologia e aperfeiçoamento no segmento, a rede se tornou reconhecida por sua excelência em nível nacional e internacional.

O ITC – Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos –, foi pioneiro no Brasil a oferecer cursos para as áreas de odontologia, saúde e estética e médica com treinamento em cadáveres frescos, que proporciona aos alunos vivenciar e simular procedimentos clínicos ou cirúrgicos em condições similares encontradas na rotina com pacientes. O centro, que existe desde 2018, está em sete capitais.

A tecnologia fresh frozen, também chamada cadáveres frescos, parte do congelamento em baixíssimas temperaturas, preservando tecidos e diminuindo a possibilidade de decomposição. Além disso, dispensa a utilização de formol e facilita a prática médica. Embora a tecnologia de congelamento de cadáveres seja utilizada em outros países desde os anos 50, essa prática chegou ao Brasil recentemente, fazendo de Ribeirão Preto a única cidade do interior do estado a oferecer esse tipo de treinamento, que melhora o ensino e proporciona uma vivência mais rica para os profissionais na carreira médica e odontológica.

A rede IOA e o ITC fazem parte da Holding Kefraya, resultado da união dos sócios Mohamad Abou Wadi (CEO), Chaim Zaher (Grupo SEB) e da Crescera. 

Instituto Orofacial das Américas
Endereço: Av. Antônio Diederichsen,752 – Jardim América – Ribeirão Preto - SP
Site: redeioa.com.br
Instagram: @redeioa
LinkedIn: Instituto Orofacial das Américas


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: