Coleta seletiva retorna nesta terça-feira, 1º, em Ribeirão Preto

Coleta seletiva retorna nesta terça-feira, 1º, em Ribeirão Preto

Serviço que foi suspenso em maio retorna com novo site

 

A coleta seletiva de lixo voltará a ser realizada a partir desta terça-feira, 1º, em Ribeirão Preto. O serviço foi suspenso em maio, devido à pandemia do novo coronavírus.

O serviço retorna com um novo site, disponibilizado pela Prefeitura, no qual é possível saber por onde os coletores passam, o tipo de material recolhido e locais de descarte, como os Ecopontos.

A empresa responsável pela coleta é a Morhena Coleta e Engenharia Ambiental Ltda. Já os serviços de triagem, seleção e acondicionamento de resíduos reutilizáveis e recicláveis ficam a cargo da Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas.

Site

O site é divido em quatro seções: Conheça, Mapa da Coleta Seletiva, Ecopontos e Materiais de Apoio, além de dicas de sustentabilidade e vídeo orientativo. Na seção Conheça, há uma breve apresentação do serviço de coleta seletiva oferecido pela prefeitura.

No Mapa da Coleta Seletiva, é possível consultar o atendimento da coleta seletiva de acordo com o endereço. Basta informar o nome da rua e o número da casa para verificar se o local é contemplado pelo serviço e qual a frequência da coleta (dia da semana) e turno do recolhimento (diurno, por exemplo).

Na seção Ecopontos, há informações sobre o funcionamento dos novos locais de entrega voluntária de resíduos, com imagens dos dois ecopontos que já estão em funcionamento (Alexandre Balbo e Jd. Centenário), orientações de endereço, horário de funcionamento, quantidade e tipo de material que pode ser descartado. Também há informações sobre o Ecoponto de Resíduos de Equipamentos Eletrônicos, instalado nas dependências da Secretaria de Meio Ambiente. Assim que outros ecopontos entrarem em funcionamento, serão divulgados nesta seção.

Na seção Material de Apoio, há três opções de “artes” disponíveis para download e uso da população. Uma para identificar locais destinados à Coleta de Recicláveis, uma para identificar locais destinados à Coleta de Resíduos Orgânicos e uma placa indicativa de “Proibido Descarte Irregular de Lixo e Entulho”.

O site também está disponível no portal da Prefeitura, em Destaques, Acesso Rápido e na página da Coordenadoria de Limpeza Urbana.


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: