Em oito anos, áreas contaminadas crescem 77,64% na região do Pardo
Em oito anos, áreas contaminadas crescem 77,64% na região do Pardo

Em oito anos, áreas contaminadas crescem 77,64% na região do Pardo

Relatório aponta que maior índice de contaminação registrado em 2015 na região de Ribeirão Preto está relacionado a postos de combustíveis

O Relatório de Qualidade Ambiental (RQA), da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, aponta que houve um aumento de 77,64% na quantidade de áreas contaminadas na Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) 4 – Pardo.

Segundo os dados, divulgados no final de fevereiro deste ano, pelo Governo Estadual, a unidade hidrográfica do Pardo, da qual Ribeirão Preto – polo de desenvolvimento da bacia – e mais 22 municípios fazem parte, registrou em 2015 o total de 85 áreas de contaminação de solo. Em 2007, de acordo com o mesmo relatório, a quantidade de áreas contaminadas era 19.

O aumento também foi observado a nível estadual. De 2005 a 2015 o aumento foi de 70,3%, passando de 1.596 para 5.376 o número de áreas contaminadas. A justificativa do governo para o aumento está relacionado à fiscalização e licenciamento de postos de combustíveis – principais responsáveis pelo aumento no número de áreas contaminadas. “Essa tendência ainda deverá se manter nos próximos anos, em decorrência de antigo passivos ambientais”, ressalta o estudo.

O relatório destaca que uma área contaminada pode ser definida como "um local ou terreno, onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada por quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural".

Regiões

O estudo divide o Estado em cinco regiões. Sendo: São Paulo (Capital), Região Metropolitana de São Paulo, Litoral, Vale do Paraíba e Interior – onde Ribeirão Preto está inserido. As regiões “Interior” e “São Paulo” concentram, juntas, 71% de toda área contaminada registrada no período observado para a elaboração do relatório. Em todas essas regiões, os postos de combustíveis são os principais responsáveis pela contaminação, seguido pelas atividades Industrial, Comercial, Resíduos e Acidentes/Desconhecida/Agricultura.


Foto: Divulgação

Compartilhar: