Estação Ecológica de Jataí recebe ação de queima prescrita, em Luiz Antônio
Queima é autorizada por órgãos ambientais e evita que incêndios se alastrem por áreas maiores

Estação Ecológica de Jataí recebe ação de queima prescrita, em Luiz Antônio

Projeto é feito em área protegida da reserva; objetivo é evitar grandes incêndios

A Estação Ecológica de Jataí, em Luiz Antônio, recebeu nova ação de queima prescrita controlada nesta terça-feira, 19. O projeto piloto de fogo controlado é uma iniciativa do governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Fundação Florestal, que administram a reserva ecológica.

 

Segundo a secretaria, esta é a terceira queima realizada em Jataí desde o início do projeto, em maio. A ação consiste em utilizar o fogo controlado e de baixa intensidade em pequenos trechos, chamado de queima prescrita, sob supervisão das equipes técnicas, para que as chamas consumam a biomassa na superfície.

 

A queima desta terça-feira, 19, bem como as outras duas realizadas desde maio, possui autorização da Agência Ambiental (Cetesb) e foi inspirada em ações já realizadas pelo Serviço Florestal Americano e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade).

 

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, quando o manejo integrado do fogo é realizado, é possível reduzir o material propenso à combustão e proteger a vegetação nativa. Portanto, evitando que os incêndios se alastrem por áreas ainda maiores durante os períodos mais críticos de estiagem.

 

O projeto piloto faz parte da Operação Corta-Fogo, força-tarefa que visa diminuir os focos de incêndio no estado. A operação vigora o ano inteiro, e é intensificada na fase vermelha durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. A área queimada nesta terça-feira, 19, foi de aproximadamente 60 hectares e contou com a participação da equipe técnica da Operação Corta-Fogo, Corpo de Bombeiros e Policia Militar do Estado de São Paulo.


Divulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Compartilhar: