Projeto quer plantio antes de extração de árvores em Ribeirão Preto
Extração de árvores tem causado polêmica em Ribeirão Preto

Projeto quer plantio antes de extração de árvores em Ribeirão Preto

Proposta aprovada em sessão da Câmara, nessa última terça-feira, 17, ainda pede que prefeitura publique anuncio na internet

Um projeto de lei, aprovado nessa última terça-feira, 17, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, pede que a Prefeitura do município realize um plantio de mudas antes das extrações de árvores e divulgue os locais das retiradas pela internet.

A proposta foi motivada após podas realizadas pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) em alguns bairros da cidade, que geraram reclamações de moradores. A companhia afirma que a extração das plantas está dentro da lei, já que elas estariam em locais que poderiam comprometer a segurança da população.

O projeto do vereador Alessandro Maraca (PMDB) ainda passará por avaliação do Poder Executivo, que definirá se a lei poderá começar a valer. Maraca defende a compensação no plantio de novas plantas, visando a integridade dos animais e arborização da cidade.

“As extrações são feitas sem critério e nenhum controle dos animais que estão em seu habitat. Nosso município precisa de mais arborização, e foi preciso tomar medidas cabíveis para que estas extrações, de alguma forma, sejam compensadas com antecedência”, explicou o vereador.

Retirada de árvores

No último dia 8 de outubro, foram removidas dez árvores frutíferas na Avenida Maria de Jesus Condeixa, o que causou indignação nos moradores que vivem no entorno da avenida. A CPFL informou que as árvores estão sob linhas de transmissão de energia, o que comprometeria a segurança de quem ficasse próximo delas.

Leia mais:
Moradores reclamam remoção de árvores nesse domingo, 8, em Ribeirão Preto

Desde o início do ano, com a aprovação dos órgãos ambientais da Prefeitura de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo, a empresa está realizando a extração de algumas árvores na cidade. E como forma de compensação, doou à prefeitura 13.740 mudas para plantio em locais adequados e carentes de arborização.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reitera a autorização concedida e ainda adiciona que a presença de árvores sob as linhas de energia implicam em riscos de acidentes, por conta do campo magnético formado entre as plantas e a linha de transmissão.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: