Ribeirão Preto assinará Pacto Global com a ONU
Município se compromete a replicar projeto para alavancar a coleta seletiva

Ribeirão Preto assinará Pacto Global com a ONU

A cidade se comprometerá a implantar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do projeto

A Prefeitura de Ribeirão Preto assinará nesta quarta-feira, 2, na 25ª edição da Agrishow, um documento em que se comprometerá a fazer parte das cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). No acordo, o município se empenha a implantar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

O Pacto Global tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O acordo é uma iniciativa voluntária para fornecer diretrizes à promoção do crescimento sustentável e da cidadania. Mais de 12 entidades do mundo já assinaram o plano.

Com a assinatura do pacto, Ribeirão Preto se compromete a replicar o projeto “CataSonho”, que tem a intenção de diminuir a perda de materiais recicláveis descartados em aterros sanitários. Isso aumentará a taxa de coleta seletiva no município, que, atualmente, é de apenas 0,79% do lixo produzido pela população e empresas.

Meta

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Ela é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Os 17 objetivos:

- Erradicação da pobreza;
- Fome zero;
- Boa Saúde e bem estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água limpa e saneamento;
- Energia acessível e limpa;
- Emprego digno e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsável;
- Combate às alterações climáticas;
- Vida debaixo da água;
- Vida sobre a terra;
- Paz, justiça e instituições fortes;
- Parcerias em prol de metas.

 


Imagem: reprodução

Compartilhar: