Com alta abstenção no primeiro turno, candidatos miram em indecisos e faltosos em Ribeirão Preto
Na reta final da disputa à Prefeitura de Ribeirão Preto, as campanhas de Ricardo Silva (PSD) e Marco Aurélio (Novo) investem na comunicação e buscam converter os indecisos
O tom da campanha eleitoral mudou em Ribeirão Preto. De uma campanha “morna” no primeiro turno, com cada candidato falando para o seu público, a cidade testemunhou o acirramento crescendo, inclusive com troca de acusações entre os candidatos.
A mudança na estratégia de comunicação não foi por acaso. Disputam o segundo turno das eleições municipais para prefeito de Ribeirão Preto os candidatos Ricardo Silva (PSD) e Marco Aurélio Martins (Novo) No primeiro turno, Silva recebeu 48,4% dos votos válidos, um total de 128 mil votos. Já Marco Aurélio, obteve 24,9% dos votos, o que correspondeu a 66 mil eleitores.
Entretanto, a abstenção foi alta o que indica um distanciamento preocupante entre os eleitores e o processo político. O primeiro turno registrou uma abstenção de 33,51%, com 160.027 eleitores deixando de votar.
Comparando com as eleições de 2020, que ocorreram em meio à pandemia, houve uma elevação na abstenção. Naquela ocasião, 143.337 eleitores (32,44%) se abstiveram, e 67,56% do eleitorado compareceu, totalizando 298.508 votantes. Em termos de votos nulos e brancos, o cenário também mostra um aumento: em 2020, foram registrados 30.222 votos nulos (10,12%) e 16 mil votos em branco (5,36%). Além disso, o município contabilizou 32.972 votos nulos (10,38%) e 19.407 votos em branco (6,11%).
A mudança no tom das campanhas busca converter os indecisos e atrair os votos depositados aos outros candidatos no primeiro turno. Jorge Roque (PT) ficou com 15,29% dos votos válidos (40.551); André Trindade (União Brasil) 10,98% (29.115); e Matheus Coelho (DC), ficou com 0,35% (921). Para tanto, os partidos têm investido pesado. Somadas, as campanhas arrecadaram R$ 5,1 milhões em receita, com a maior parte dos recursos direcionada para as equipes e materiais de marketing e propaganda eleitoral.
MARCO AURÉLIO MARTINS (NOVO)
Vice: Antônio Carlos Freiria (Novo)
Marco Aurélio Martins tem um histórico em movimentos políticos, destacando-se como superintendente da Distrital Norte da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), onde combateu a burocratização e propôs políticas públicas para o desenvolvimento de Ribeirão Preto. Foi presidente do projeto “Somos Brasil”, vice-presidente do Fenasp (Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política) e voluntário no projeto social Saravida.
Membro da Academia Maçônica de Ciências, Artes e Letras e do conselho da Cooperativa de Crédito Cooperac, passou por um processo seletivo para se candidatar pelo partido Novo. Graduado em Química Industrial e pós-graduado em Gestão Empresarial, diz que sua candidatura visa a tornar a cidade melhor para todos, apesar das dificuldades.
A CAMPANHA
Flávia Carvalho de Souza, esposa de Marco Aurélio Martins, é que responde pela campanha do candidato. “A estratégia da campanha está toda voltada para a verdade, a originalidade, sem estratégias mirabolantes. As mensagens chegam e conquistam as pessoas porque são verdadeiras e reais. Nossa prioridade é chegar a todas as casas, a todas as pessoas, independentemente do meio. Estamos nas redes sociais e nas ruas”, explica.
Flávia argumenta que não houve uma mudança no tom da campanha com a ida para o segundo turno. "Temos uma linha de trabalho que, ao longo do processo, foi se adequando de forma natural. Isso possibilitou termos uma linha de raciocínio estável e, dessa forma, concluir nossos objetivos". Contudo, o que se percebeu foi uma participação mais ativa de figuras importantes do partido Novo, como Romeu Zema, Ricardo Salles, Deltan Dallagnol e Carla Cecato na campanha de Marco Aurélio. O partido disponibilizou a equipe nacional de comunicação no apoio aos candidatos que chegaram ao segundo turno.
Ao todo, a campanha de Marco Aurélio arrecadou R$ 1.508.522,17. Desse total, R$ 500 mil são oriundos do Fundo Partidário; R$ 80 mil do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; e R$ 928 mil de doações. Parte significativa desse valor foi destinado para o pagamento de gráficas, agências de comunicação e marketing, além do impulsionamento de publicações nas redes sociais. "A equipe empenhada é grande. Como todos sabem, nossa campanha é enxuta e temos muitos voluntários empenhados em fazer dar certo", comenta Flávia.
Para a esposa de Marco, a avaliação do impacto da campanha tem sido positiva desde o início. "A população precisa de uma esperança. Viemos para mudar a imagem ruim da política e mostrar que é possível fazer uma administração com resultados e sem corrupção. Não enxergamos dificuldades [na campanha]. Vemos desafios, obstáculos e objetivos e, até o presente momento, todos foram superados com excelência. Estamos focados em fazer o melhor para Ribeirão".
RICARDO SILVA (PSD)
Vice: Alessandro Maraca (MDB)
O deputado federal Ricardo Silva disputa pela segunda vez a Prefeitura de Ribeirão Preto, agora pelo PSD, com a coligação “Para Ribeirão Avançar”, que conta com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e de Baleia Rossi. Filho do deputado estadual Rafael Silva, Ricardo iniciou a carreira política em 2012, sendo o vereador mais votado da cidade. Em 2016, concorreu à prefeitura, mas perdeu no segundo turno.
Com 39 anos, foi eleito suplente de deputado federal em 2018 e, em 2022, já no PSD, dobrou a votação e conquistou um segundo mandato. Ricardo também atuou como Secretário de Desenvolvimento Econômico no governo de Márcio França e se destacou na comunicação com o programa “Rota da Verdade”. Formado em Direito e Filosofia, tem pós-graduação em Sociologia, é casado e pai de uma menina.
A CAMPANHA
Segundo a assessoria de Ricardo Silva, as decisões sobre o rumo da comunicação na campanha estão centralizadas no próprio candidato. A experiência de Silva na comunicação vem de berço. Atuando em programas como o “Rota da Verdade”, da Rádio Clube, ele se destacou com a cobertura policial e a causas ligadas ao Direito do Consumidor. “A estratégia da nossa campanha segue a mesma desde o primeiro dia, que é estar ao lado das pessoas. É claro que a televisão, rádio e nossas redes sociais facilitam a todos terem mais informações, mas percorremos praticamente todos os bairros de Ribeirão Preto. Nossa estratégia foi olhar no fundo dos olhos das pessoas e apresentar esse projeto de transformação para nossa cidade”, explicou Silva.
Atualmente, cerca de 40 pessoas atuam como contratadas na campanha. "Mas o time Ricardo Silva conta com muito apoio por toda a cidade. Tem muita gente que quer ver essa mudança de forma responsável acontecendo, buscando conversar com as pessoas, apresentar o nosso projeto para o bem de Ribeirão Preto", acrescentou o candidato.
A campanha de Silva arrecadou R$ 3.676.437,00. Desse total, R$ 1,5 milhão vieram do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e R$ 2,1 milhões de doações. Assim como seu concorrente, a maior parte da verba foi destinada para equipes de marketing, assessoria, gráficas e impulsionamento de conteúdos nas redes sociais.
Para o candidato do PSD, o retorno da população tem sido positivo. "A avaliação é ótima. A população tem recebido nossas ideias de forma muito positiva. Eles querem mudanças na saúde, como a reabertura da UBBDS Central, no nosso trânsito, como a mudança no estacionamento da Dom Pedro e as obras na avenida Braz Olaia Acosta e do acesso ao Guaporé", declarou.
Todavia, o que tem incomodado Silva são os ataques na campanha. "Infelizmente, os ataques nestas eleições passaram dos limites. Tivemos até materiais nossos vandalizados por um homem que chegou a apontar um simulacro para um policial à paisana. Detalhe que esse policial estava com uma criança dentro do veículo. Mas, isso não nos intimidou em nenhum momento e tenho muito orgulho que como nossa equipe se manteve unida e focada para transformarmos Ribeirão Preto", ressaltou.
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Arte: Revide