Para Nogueira, denúncias contra candidatura de Samanta são fofocas
Durante a posse do novo secretário da Assistência Social, Nogueira comentou as acusações do vice

Para Nogueira, denúncias contra candidatura de Samanta são fofocas

Posse do novo secretário Guido Desinde Filho foi marcada pelo mal-estar das acusações de Carlos Cezar Barbosa

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) chamou de mentirosas e fofocas as denúncias contra a candidatura de sua esposa, Samanta Nogueira (PSDB), durante a posse do novo secretário da Assistência Social de Ribeirão Preto, Guido Desinde Filho, na manhã desta terça-feira, 9, no Palácio do Rio Branco.

Filho ocupa o cargo que pertencia ao vice-prefeito, Carlos Cezar Barbosa (PPS), que ocupava as duas funções dentro do Executivo. Nogueira anunciou a posse do novo secretário após Carlos Cezar encaminhar uma carta de exoneração alegando “problemas de foro íntimo”. Apesar do pedido de exoneração da pasta, ele segue como vice.

O prefeito ainda elogiou o trabalho realizado pelo ex-secretário nos últimos meses. Foram destacadas as atuações no Centro de Qualificação Profissional, na Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua de Ribeirão Preto (Cetrem) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Este último, Nogueira prometeu, ainda, dobrar o número até o final de seu mandato, de cinco CRAS, o governo pretende entregar 10 unidades até 2020.

Troca de cadeiras

O novo secretário é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), e está cursando Serviço Social na mesma instituição. Há treze anos ele é o gestor do Bom Prato, também é membro do Conselho de Segurança do Centro e vice presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.  

“Irei participar dando novas ideias e ajudando nos novos projetos. Mas ainda é muito cedo para falar. Primeiro eu preciso me ambientar, saber o que está se passando para depois desenvolver as ideias”, declarou o novo secretário. Filho também comentou que a experiência no Bom Prato lhe trouxe muita experiência no campo social. “Estar à frente de um projeto como este é muito gratificante. É gratificante ter o contato com as pessoas que tem, não só a carência da pobreza, mas a carência emocional. Cada dia eu aprendo mais”, conclui.

Denúncias

A tensão no Palácio do Rio Branco começou após o vice-prefeito, Carlos Cezar Barbosa, acusar o gabinete do Duarte Nogueira de uso indevido da máquina pública, por supostamente pedir doações financeiras a ocupantes de cargos em comissão para a campanha de deputada federal da Samanta Duarte Nogueira, que é a esposa do prefeito de Ribeirão.

Carlos Cezar contou que funcionários da prefeitura receberam pedidos de doações para a campanha de Samanta vindos do gabinete do prefeito. "Encaminhei aos funcionários uma mensagem via WhatsApp, apontando que ninguém deveria se sentir obrigado a fazer contribuição para a campanha, porque meu quadro de servidores não devia favores para ninguém", comentou o vice-prefeito. Em entrevista ao Portal Revide, entretanto, Barbosa afirma que em momento algum acusou diretamente Nogueira.

Durante a coletiva desta terça-feira, 9, Nogueira adotou um tom pacificador e disse que o pedido de exoneração partiu do próprio Barbosa. “Aguardei alguns dias para que nós pudéssemos conversar depois do calor dos acontecimentos mais recentes. Fui até a casa dele [Carlos Cezar], tomamos um café ontem [segunda-feira, 8] pela manhã, e aguardei se de fato a decisão já estava tomada ou se haveria alguma mudança de ideia. Respeito a posição do secretário, só tenho a lhe agradecer pelo trabalho que fez conosco até agora e que vai continuar fazendo dentro da nossa administração, afinal de contas, ele é meu vice-prefeito”, comenta Nogueira.

Sobre os pedidos de doações para a campanha de Samanta, Nogueira afirma desconhecer as mensagens aos funcionários. “Tenho consciência de que isso não aconteceu. Não temos que alimentar uma mentira, uma fofoca, uma tentativa de criar fatos políticos para destoar o bom andamento da campanha eleitoral tentando prejudicar a campanha de outros”, respondeu. Por fim, o chefe do Executivo se diz confiante e que aguarda a decisão da Justiça e do Ministério Público para esclarecer o assunto.

Leia mais:
Carlos Cezar Barbosa afirma que trabalho na secretaria "deixou de interessar"
Ribeirão: vice acusa gabinete do prefeito de pedir doações para Samanta Nogueira
Advogada protocola pedido de impugnação da candidatura de Samanta Nogueira


Fotos: Paulo Apolinário

Compartilhar: