Presidente da OAB de Ribeirão Preto critica insultos de Bolsonaro à jornalista

Presidente da OAB de Ribeirão Preto critica insultos de Bolsonaro à jornalista

"Ataquei apenas, e tão somente, a falta de decoro. Não ataquei nenhum ato de governo", declarou Luiz Vicente Corrêa

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, Luiz Vicente Ribeiro Corrêa, criticou as ofensas do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo.

"Nunca na história deste país tivemos um chefe de Estado e de Governo tão vulgar, tão chulo", escreveu Corrêa em uma postagem no Facebook.

A crítica teve como estopim os insultos proferidos por Bolsonaro na última terça-feira, 18. "Ela queria um furo. Ela queria dar o furo", disse o presidente em meio a risadas dele e dos apoiadores que o acompanhavam.

A fala de Bolsonaro toma como base o discurso do empresário Hans River na Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) das Fake News, em Brasília.

River disse que Patrícia teria oferecido sexo em troca de informações para uma matéria. Após o depoimento, a Folha publicou uma reportagem com gravações de áudio e prints das conversas da jornalista com River, que desmentem o depoimento concedido à CPMI.

"Covarde, porque se esconde na legislação (Constituição Federal – 86, parágrafo 4) para agredir verbalmente pessoas, na certeza de não ser judicialmente acionado (processado). Lamentável. Será que é certo dizer que sua mulher também quer "dar o furo" só porque olhou e sorriu para um jornalista? Essa manifestação foi de "cabo de esquadra"( ops.: capitão expulso do Exército).", escreveu o presidente da OAB.

Ao Portal Revide, Corrêa ratificou tudo o que escreveu na postagem. “Ataquei apenas, e tão somente, a falta de decoro. Não ataquei nenhum ato de governo. Foi apenas, uma critica à forma grosseira como ele respondeu a jornalista”, destacou.

Corrêa também declarou que fez a publicação enquanto pessoa física e não na figura de presidente da OAB. “Mas sei que é difícil fazerem essa dissociação”, ponderou.

O advogado recebeu críticas pois, em um trecho na postagem, ele citou o ex-presidente Lula (PT). "Lula (tudo é comparado a ele. Poderia dizer outra pessoa) com toda simplicidade pessoal e de origem, analfabeto pode se dizer, enquanto Presidente, não chegou a tão baixo nível".

“Disse isso porque ele [Lula] é ponto de comparação com tudo o que acontece no Brasil. Mas poderia ter sido qualquer um”, explicou.

Em nota, a Folha também criticou a fala do presidente. "O presidente da República agride a repórter Patrícia Campos Mello e todo o jornalismo profissional com a sua atitude. Vilipendia também a dignidade, a honra e o decoro que a lei exige do exercício da Presidência"

Por meio de nota, a OAB de Ribeirão Preto informou que tem o posicionamento do presidente. 

Ordem contrária

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, também ganhou destaque na mídia por se manifestar de maneira incisiva contra as declarações do presidente.

O caso mais lembrado foi quando Bolsonaro disse que se o presidente da OAB quisesse saber como o pai dele desapareceu, ele contaria.

Fernando Santa Cruz, pai de Felipe, está desaparecido desde 1974, após ser preso durante a ditadura militar.

 


Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhar: