Projeto que previa cadastramento de artistas de rua é retirado da pauta da Câmara
Projeto que previa cadastramento de artistas de rua é retirado da pauta da Câmara

Projeto que previa cadastramento de artistas de rua é retirado da pauta da Câmara

Na sessão desta terça-feira, 28, a proposta de Lincoln Fernandes causou polêmica e será rediscutida

Os dois projetos que mais chamavam a atenção na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 28, foram retirados de pauta para serem melhores discutidos. Entre eles, uma proposta do vereador Lincoln Fernandes (PDT), que visava proibir a mendicancia nos semáforos, e que também atingia outras modalidades de "pedágio" e pedia o cadastro de artistas de rua.

O projeto propunha que artistas que quisessem se apresentar nos semáforos de Ribeirão Preto realizassem um cadastro na prefeitura para poder atuar, o que foi considerado uma forma de repressão por parte de alguns artistas, que se mobilizaram e foram à Casa para conversar com o proponente novas discussões para a lei.

"Esse projeto veio do nada, ninguém sabia da existência, não foi discutido com a classe artística, com conselhos da juventude, de combate ao álcool e as drogas. Nós queremos uma discussão aberta. Não é uma medida que exclui moradores de rua e artistas que vai tirar essas pessoas desta situação. Queremos medidas que incluam essas pessoas na sociedade", comentou a malabarista Tatiane Kola, uma das artistas que se encontrou com Lincoln para discutir o projeto. 

Lincoln Fernandes diz que esse ainda é um problema a ser resolvido, só que ganhará mais tempo para ouvir todos os segmentos para confecção de um projeto final. "Todos precisam ser ouvidos, mas isso não significa que não precisa ser resolvido. É um drama vivido pelo município. O projeto se abre para sugestões, e por isso estamos recebendo os artistas e representantes dos conselhos para discutir melhor, porque houve um desvirtuamento da compreensão do projeto", disse Lincoln, que afirmou que os artistas precisam ser preservados, e que não significa que eles sofrerão algum tipo de repressão com a necessidade de um cadastro.

Títulos 

Outro projeto que foi retirado da pauta foi a proposta do vereador Otoniel Lima (PRB) de retirar os títulos de cidadão emérito e de cidadão ribeirãopretano da ex-prefeita Dárcy Vera, e dos ex-vereadores Walter Gomes, Cícero Gomes, Genivaldo Gomes, e Saulo Rodrigues, para que se possa dar "moralidade às homenagens".  O projeto também ganhará novas discussões. 

Além disso, a Câmara ainda aprovou nesta terça, uma proposta do vereador Elizeu Rocha (PP) para que lojas e supermercados instalem próximo a máquinas de identificação de preços de produtos, um equipamento que emite som para auxiliar deficientes auditivos na hora das compras.


Foto: Aline Pereira

Compartilhar: