Jornalista do Meio & Mensagem fala sobre comunicação em Ribeirão Preto
Com o tema “As transformações do jornalismo e da publicidade”, Alexandre Zaghi Lemos, realizou palestra em comemoração aos 30 anos da Revista Revide
Em comemoração aos 30 anos da Revista Revide, aconteceu nesta terça-feira, 25, na Associação de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), a palestra com o editor-executivo do Meio & Mensagem, o jornalista e colunista da rede de rádio CBN, Alexandre Zaghi Lemos.
Com o tema “As transformações do jornalismo e da publicidade”, Alexandre contou que um dos pontos-chave das mudanças são a internet, as redes e os aplicativos.
“A internet e as redes sociais mudaram as duas atividades, impondo duros desafios e abrindo novas possibilidades de atuação para empresas e profissionais. As pessoas nunca se comunicaram tanto e, em muitos casos, assumiram papéis de difusores de informações, instaurando um cenário novo e ainda muito confuso para as marcas e a informação de qualidade”, diz.
Lemos acrescenta também que existem grandes diferenças entre o jornalismo e a publicidade, porém ele também encontrou muitas semelhanças nas profissões, como o engajamento, a interação, a experiência do público, a influência, a transparência, o propósito e a mobilidade.
“O jornalismo está ligado a dados, já a publicidade é guiada por pesquisas”, afirma.
Redes de comunicação
Durante sua apresentação, Alexandre comentou também sobre as redes de comunicação e sociais, como o Google e o Facebook - consideradas as maiores empresas de comunicação no mundo.
Para ele, as redes sociais são fundamentais para os meios de comunicação. “Publicar a matéria no site e não postar no Facebook é a mesma coisa de não ter dado a notícia”, comenta.
Futuro das profissões
Em relação ao futuro do jornalismo, o editor-executivo do Meio & Mensagem diz que está ligado à curadoria, como aqueles profissionais que são responsáveis pela supervisão de uma exposição de arte. “Os assuntos deverão passar por uma curadoria, como aqueles temas que serão apostas para se ir mais a fundo no assunto. Isso é para analisar como a pessoa irá lidar com a informação”, aponta.
Sobre o futuro da publicidade, Alexandre mostrou, durante a sua apresentação, um vídeo do publicitário PJ Pereira, que relata os pontos-chave que farão parte da profissão, como a presença das marcas que serão mais automatizadas, as ideias mais criativas e publicitários contadores de histórias.
“A propaganda está mudando. Quem irá ganhar com isso é o consumidor, e nós, profissionais, temos que correr atrás”, afirma PJ.
Foto: Laura Scarpelini