25 anos de cuidado especializado

25 anos de cuidado especializado

Referência no cuidado de pacientes com câncer, o Centro de Tratamento Oncológico —CTO — é um completo complexo de saúde, com estrutura moderna, tecnologia de última geração e excelência médica

Inaugurado em 1997, com apenas um consultório e uma sala de aplicação de tratamento antineoplásico, o Centro de Tratamento Oncológico de Ribeirão Preto (CTO) completa 25 anos de história em Ribeirão Preto em uma nova sede, com quatro andares, em instalações físicas amplas, humanizadas, privativas e sem aspecto de hospital. Tudo pensado para conferir maior tranquilidade, conforto e, principalmente, um cuidado completo com a saúde dos pacientes oncológicos, algo que só a experiência diária na área, por mais de duas décadas, pode oferecer. 

 


Estrategicamente localizado em uma área de mais de 3,4 mil m², de fácil acesso pelo anel viário, próximo ao Ribeirão Shopping, o CTO não apenas cresceu como se tornou referência, sendo considerado um dos maiores e mais completos centros de atendimento a pacientes com câncer de toda a região. Só em 2021, foram cerca de 36 mil atendimentos entre pacientes do CTO e do CTR, particulares e dos 25 convênios que são aceitos no local.

 


O CTO conta com um moderno Centro de Radioterapia, o CTR, que permite oferecer aos pacientes uma radioterapia de última geração e disponibiliza um tratamento humanizado, sendo o pioneiro a oferecer a tecnologia IMRT e IGRT na região. Em busca da efetividade e precisão nos resultados, o centro adquiriu um equipamento de irradiação (acelerador linear) com inúmeros recursos. A partir das informações específicas do tumor, coletadas através da realização da tomografia computadorizada, os médicos utilizam os softwares de planejamento 3D para montar, virtualmente, o panorama de tratamento mais favorável. Antes, essa tecnologia era encontrada somente em grandes centros. 

 


Além do tratamento individualizado para Oncologia e Radioterapia, onde cada caso é amplamente discutido por uma equipe de profissionais altamente qualificada, o CTO também oferece apoio em outras especialidades inclusive infusão de medicamentos para diversas patologias. Ao todo são 10 salas de consultas, destinadas a profissionais especialistas como Oncogenética, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia, para garantir um tratamento global aos pacientes. Há também espaços de pré e pós-consulta, com uma orientação de fluxo para o paciente que dispensa o trânsito em outros ambientes da clínica durante essas etapas do atendimento. 

 


“Tudo foi especialmente planejado para os pacientes receberem um cuidado especializado, humanizado e multidisciplinar, tendo o atendimento de todas as suas necessidades em um único espaço, de forma prática e sem cara de hospital, essa, aliás, era uma grande preocupação nossa na avaliação do projeto arquitetônico, queríamos que as pessoas se sentissem como na sala da casa delas, por isso, nos preocupamos com todos os detalhes. Queremos que nossos pacientes pensem: “se tem alguém cuidando tão bem do lugar, vão cuidar bem de mim também”. Trabalhamos para deixar nossos pacientes tranquilos em uma situação que pode não ser tão tranquila”, explica a diretora Fernanda de Carvalho Paixão Torres. 

 


Indo além dos tratamentos médicos, a estrutura do CTO conta também com um moderno Conference Hall — uma sala de reunião totalmente automatizada, onde o conselho de profissionais se reúne para estudar casos e novos tratamentos e realizar definições de linhas de tratamento para cada paciente. O local também é utilizado para videoconferências e gravações de cursos e, inclusive, pode ser usado por profissionais de outras instituições.

 


A equipe médica do CTO é composta pelos oncologistas Dr. Fernando Marin Torres (CRM 52.074) e Dr. Fábio Eduardo Zola (CRM 92.536), Dra. Thais Inacio de Carvalho (CRM 89.701), Dra. Thais Amaral da Cunha (CRM 159.198); Dr. Guilherme Urano Machado (CRM 89.701); Dra. Lorena Alves Teixeira (CRM 159.610); Dr. Eduardo Saad Neto (CRM 151.528) e Dra Júlia De Stéfani (CRM 157.519). Na área de rádio-oncologia estão os médicos Dr. Harley Francisco de Oliveira (CRM 108.563); Dr. Erick Franz Rauber (CRM: 159.580) e o Fisico Médico  Gustavo Lazaro Barbi. Na área de Hemato Oncologia estão os Drs Vinicius Thomazini (CRM  176.569) e Dra. Marissa Rabelo (CRM: 85.769) e  na odontologia, estão os dentistas Dra. Paula Ragusa (CROSP 104.736); Dr. Rafael Rodrigues Dias (CROSP 91.473) e  Dra. Ana Raphaela Dezan Curvo.

 

NOVOS DESAFIOS


A ampliação do CTO foi um processo natural e, a partir de 2009, enxergando a região de Ribeirão Preto órfã de uma atividade de oncologia robusta, o CTO estabeleceu um Planejamento Estratégico de crescimento, fracionado em cinco etapas. A primeira incluía a montagem de um Centro de Radioterapia — o CTR, que já está funcionando e consolidado há praticamente oito anos. A segunda foi a mudança para o novo prédio, em 2018. A terceira está em andamento, e corresponde à instalação de uma nova máquina de radioterapia, para ampliar o atendimento. Na quarta e quinta etapas, com início previsto a partir de 2023, o CTO vai iniciar sua atuação nas áreas de pesquisa e de ensino.

 


“O CTO só cresceu nesses 25 anos, ampliando não apenas o atendimento, mas as ideias, avançando também para um Centro de Pesquisa e Ensino Médico. Os novos tratamentos chegam primeiro em forma de pesquisa clínica —algo já bem conhecido em grandes centros do país, como Barretos —, e traremos essa possibilidade para nossos pacientes testarem algo que ainda não está no mercado. Os novos tratamentos são oferecidos através de critérios rígidos de segurança. A inclusão nos estudos não é algo acessível a todos, apenas àqueles que se enquadram nas normas de testes dos desenvolvedores de novas drogas, mas temos certeza de que beneficiará muita gente e nos colocará um passo à frente”, ressalta Fábio Zola.

 


Ainda dentro de seu planejamento estratégico, o CTO também firmou uma importante parceria, em 2014, com o Laboratório Prates. “Sentimos muita falta de um braço de diagnóstico molecular, pois hoje grande parte dos tratamentos são direcionados a alterações moleculares que o tumor apresenta ou a própria pessoa, fazendo com que ela tenha o tumor. Também existem tratamentos alvo direcionados a mutações específicas, por isso, achamos importante estabelecer essa parceria com um laboratório de biologia molecular para realizar todos os diagnósticos que precisamos”, explica, Dr. Fernando.

 


Outro passo importante já está sendo dado pelo CTO na direção do treinamento de profissionais especializados. O centro recebe uma enorme quantidade de currículos com pedido de estágio e isso reforçou e motivou o investimento nesta área.

 


“Estamos no mesmo nível, hoje, de qualquer clínica nos grandes centros ou fora do Brasil e a ideia é ir além. Para atuar na área de oncologia é preciso especialização e vamos aproveitar nossos profissionais com mestrado e doutorado para oferecer esse treinamento e selecionar os melhores profissionais para trabalhar com a gente, pois precisamos de uma equipe interdisciplinar”, afirma Dr. Fábio. Para o desenvolvimento deste novo braço, o CTO firmou parceria com a Fatesa, que será responsável pela criação do curso, que terá duração de um ano e, inicialmente, será voltado para enfermagem oncológica. “A Fatesa já tem experiência em treinamento em várias áreas e esperamos que nossa parceria dure por muitos nos”, ressalta o médico.

 


Atento às novas tecnologias e formas de atendimento o CTO se mantém em constante transformação e busca por melhoria. “Há 25 anos o tratamento se pautava apenas em quimioterapia, em medicações que atuavam no corpo todo, com grandes prejuízos à pessoa como um todo. Em casos de pulmão metastático, a sobrevida era algo em torno sete meses, isso mudou drasticamente, temos muitos tratamentos não quimioterápicos, relacionados a imunidade. A própria quimioterapia evoluiu bastante e bem direcionada, muitas vezes, muda radicalmente a vida da pessoa, que fica viva, trabalhando e vivendo bem. O CTO vem acompanhando toda essa evolução, investindo em estudo, tecnologia e assistência de nível elevado. Crescemos com ideias caseiras que deram certo, mas fechamos esses 25 anos estabelecendo uma governança administrativa robusta para os próximos 25 anos”, conclui Dr. Fernando. 

 

COMPLEXO COMPLETO


Concluída em junho de 2018, a segunda etapa do crescimento estratégico do CTO foi consolidada com a mudança de endereço, reunindo assistência clínica, tratamento e suporte complementar com oncogenética, psicologia, nutrição e odontologia, entre outras especialidades. O prédio, localizado na avenida Braz Olaia Acosta, ao lado do anel viário, é composto por recepção, sala de espera, dez consultórios, sala de pré-consulta, sala de emergência, 18 salas privativas de infusão de medicamentos de terapia oncológica (equipadas com banheiro, tv e um painel com ar comprimido, oxigênio e vácuo) e um salão coletivo voltado para pacientes que necessitam de aplicações rápidas. O complexo inclui ainda um laboratório de análises clínicas, para exames de sangue, um laboratório de biologia molecular e um centro de diluição e de fracionamento de antineoplásicos. 

 

ACOLHIMENTO


E já se foram mais de 13 anos de CTO. Sinto muita alegria e satisfação em fazer parte dessa empresa, que me proporciona diariamente trabalho e desafios em um ambiente profissional, ético e moral. Sou reconhecida pelo meu desempenho e como pessoa. Durante esse tempo, adquiri experiência e conhecimentos em cada setor, com cada colega e diretor, e as vivências contribuíram com o meu crescimento profissional. Sou grata em fazer parte desta empresa de princípios idôneos e que sempre acolhe, cumprindo com seus compromissos com colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.
 

Amanda Rodrigues Alves Cella, Analista Administrativo

 

EMPATIA

Já são 11 anos trabalhando no CTO e tenho muito orgulho e gratidão em fazer parte desta equipe. Aqui aprendi e aprendo todos os dias o verdadeiro significado de amor ao próximo, empatia e compaixão. Aprendi a trabalhar com as emoções, tanto para quem cuida como para quem é cuidado, de tal maneira que a trajetória seja o mais leve possível. Nosso trabalho não se baseia em números, mas sim em pessoas, com características particulares, nome, sobrenome, família, além de toda uma rede de apoio, que ajuda a vencer cada etapa da vida não deixando perder as esperanças, encorajando à luta, afinal dias nublados são passageiros.

 

Eline Landim Barbosa, Responsável Técnica da Equipe de Enfermagem

Compartilhar: