Líderes & Negócios - FATESA

Líderes & Negócios - FATESA

Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia em Saúde – FATESA, o professor doutor Francisco Mauad Filho elenca diversas especializações no currículo, e também, a vontade de transmitir seu conhecimento

Aos 77 anos, com uma carreira sólida na área da saúde, Francisco Mauad Filho, sumidade na área médica em Ribeirão Preto e reconhecido nacionalmente e internacionalmente, traz no currículo inúmeras especializações e o desejo de transmitir o seu conhecimento por meio do ensino. Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia e Saúde - FATESA e Idealizador da JIU - Jornada Internacional de Ultrassonografia, Dr. Mauad graduado, mestre, doutor e livre docente aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PMRP), da Universidade de São Paulo (USP), sempre foi visionário levando seu conhecimento para o Brasil e Exterior. 

 


Como Presidente da Academia Latino-Americana de Ultrassonografia-(ALAUS), Vice-Presidente da Federada de São Paulo da SBUS-APUS, Vice – Presidente da Sociedade Ibero-Americana de Diagnóstico e Terapêutica Pré-Natal, SIADTP, Speaker da ISUOG, Presidente Brasil da Ian Donald School e Diretor Institucional da SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, Dr. Mauad está cada vez mais engajado na questão do ensino baseada na sua trajetória de mais de quatro décadas, em sala de aula e 33 anos de Ensino em Ultrassonografia; ao seu ver, sua grande missão. “Ensinar é de uma magnitude imensurável, principalmente na área da Saúde. A FATESA – Faculdade de Tecnologia em Saúde é o nosso grande projeto. É uma realização.

 

Hoje, conto com o apoio profissional dos meus três filhos, nas áreas: médica, administrativa e financeira. Ensino de excelência é o nosso trabalho, e as nossas pós-graduações Lato Sensu, objetivam oferecer ao profissional especialização de forma diferenciada, utilizados em sua área de atuação”. A FATESA faz esse papel com maestria e excelência em ensino, acompanhado de um relevante trabalho social, na área de ultrassonografia”, contabilizando 1 milhão de Ultrassonografias realizadas, sem ônus ao paciente”, comenta. A expectativa é que a FATESA, se torne um Centro Universitário. Já temos os Cursos de Graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Radiologia e estamos aguardando o deferimento de novos cursos. Outro projeto, visa atuar em linhas de pesquisas e implantação do mestrado profissionalizante”, disse.

 


Mauad, que tem uma visão mais humanizada de um líder, diz que o mais importante é ser empreendedor, diferenciando os perfis. “O empreendedor analisa todo contexto com otimismo, com cautela e respeito no trato para com às pessoas”, sem se preocupar em ser condecorado como líder, diz.  O valor de produzir algo no intelecto de um indivíduo é muito gratificante para quem ensina e para quem aprende”, afirma.

 


Para o Prof. Dr. o sucesso da FATESA está diretamente ligado ao seu papel, não só de empreendedor, como o de agregar pessoas acadêmicas de reconhecido saber, juntamente a um grupo de colaboradores, que ele considera extensão da sua família. “Tive a oportunidade de ensinar as pessoas, uma “lição de vida”, a cada experiência. Somos pioneiros na área de ultrassonografia. A Ultrassonografia na Medicina brasileira deu início em 1974 e nós começamos a fazer ultrassom, em 1976. Dentro dessa área passaram conosco cerca de 30 mil médicos. O Brasil tem 80 mil ultrassonografistas, 1/3, praticamente aprendeu a fazer ultrassom, em Ribeirão Preto. Somos a primeira Faculdade de Tecnologia e Saúde do país. Especializamos inúmeros profissionais que fazem ultrassom no Brasil e Exterior, além dos parceiros e lideranças que temos na América Latina. Isso é bom para Ribeirão Preto e bom para o país, que precisa seguir adiante com otimismo, driblando crises e buscando alternativas positivas. A Educação é uma grande aliada na solução de problemas”. Vamos em frente”, finaliza. 


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: