Banco de Sangue celebra mês do doador com atividades de conscientização
Campanha acontecerá até o final de novembro

Banco de Sangue celebra mês do doador com atividades de conscientização

Objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue

Para o Banco de Sangue de Ribeirão Preto, o doador merece mais do que um dia nacional dedicado a ele, celebrado no dia 25 de novembro. Por conta disso, o local realizará um mês inteiro de atividades em prol da causa, com homenagens especiais de reconhecimento ao ato de amor e solidariedade e a ação de conscientização para buscar novos doadores.

Batizada de “Novembro Vem Doar”, a campanha acontecerá ao longo do mês, começando nesta sexta-feira, 10, com diversas atividades inspiradas no tema “Todo mundo tem uma história para doar”, um trocadilho para explicar as histórias reais que estão ligadas à doação de sangue, já que a campanha contará com vídeos motivacionais de doadores relatando suas experiências.

Segundo Eli Mendes, captador do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, o objetivo deste mês especial é colocar o doador em um lugar de destaque, além de chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. "As transfusões são, geralmente, em número maior do que o de doadores. Por esse motivo, convivemos com o risco de faltar bolsas de sangue em nossos estoques", explica o captador.

Mendes fala que são campanhas como essa, de reconhecimento e conscientização, que começarão a mudar o cenário de doações. Quem participar da ação especial, entre os dias 10 e 30 de novembro, será homenageado com brindes comemorativos relacionados à data. Além disso, no dia 25, Dia Nacional do Doador, haverá um café da manhã especial na unidade. “Convidamos toda a população para participar dessa comemoração que tem como foco principal salvar vidas”, finaliza. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3 a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%.

Sobre o Dia Nacional do Doador

O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco. A importância de doar é fácil de ser explicada. O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes e, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue.


Foto: Divulgação

Compartilhar: