Cajuru, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, decreta lockdown
Município tem 16 pacientes internados, sete intubados e soma 36 mortes pela Covid-19

Cajuru, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, decreta lockdown

Período de restrição máxima na cidade segue até 2 de maio

A Prefeitura de Cajuru, município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, decretou lockdown na cidade a partir deste sábado, 24 de abril. O período de restrição máxima segue até 2 de maio.

A medida é oposta ao Plano São Paulo de retomada das atividades, que, a partir deste sábado, flexibiliza as restrições, com Fase de Transição, permitindo a abertura de restaurantes e parques, por exemplo.

Leia mais:

Nova etapa da Fase de Transição passa a valer neste sábado, em Ribeirão Preto

O decreto de Cajuru, publicado nesta sexta-feira, 23, cita a "recalcitrância da população de forma geral, que insiste em não obedecer às orientações de isolamento social, constantes nos decretos municipais anteriores, nem adotar as medidas adequadas de prevenção, com vistas à diminuição do coeficiente de infecção por Covid-19".

Confira as medidas presentes no decreto:

- Toque de recolher durante todos os dias de lockdown, das 24h às 5h do dia seguinte.

- Antecipação dos feriados dos dias 13 de maio, 9 de julho e 18 de agosto, respectivamente, para os dias 26, 27 e 28 de abril.

- Proibição de funcionamento de toda e qualquer atividade comercial e prestação de serviços (igrejas e cultos de qualquer natureza, indústrias e escritórios em geral, salões de beleza, estética, academias, clubes, feiras livres e comércios de rua em geral, casas de material de construção, oficinas mecânicas, borracharias, lotéricas, entre outros, e, ainda, serviços de pedreiros, pintores, manicures, cabelereiros, entre outros profissionais liberais).

- Postos de combustíveis poderão funcionar das 6h às 20h, todos os dias, devendo permanecer fechadas as lojas de conveniência.

- Supermercados, mercados, mercadinhos, mercearias, açougues, agropecuárias e congêneres poderão funcionar até as 23h deste sábado, 24, devendo permanecer fechados nos demais dias durante o lockdown.

- Distribuidores ou revendedores de água e de gás liquefeito de petróleo (GLP) funcionarão exclusivamente em sistema delivery.

- Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e padarias funcionarão exclusivamente em sistema delivery.

- Farmácias funcionarão normalmente, inclusive a farmácia municipal.

- Serviços de saúde (hospital, pronto-socorro, laboratório e Unidades de Saúde) funcionarão normalmente, exclusivamente para atendimento de demanda espontânea.

- Serviços de coleta de lixo e do cemitério municipal funcionarão normalmente.

- A Assistência Social do Município de Cajuru permanecerá funcionando exclusivamente apenas para a entrega de cestas básicas e demais itens de distribuição das pessoas carentes já cadastradas.

- O Cartório de Registro Civil de pessoas naturais poderá funcionar excepcionalmente, para procedimentos de urgência.

- Os serviços de provedores de internet, fornecimento de água, distribuição de energia elétrica poderão funcionar somente em casos de urgência e emergência, sob sistema de plantão.

- Aos hotéis, não será permitido o recebimento de novos hóspedes durante esse período, salvo de profissionais de saúde ligados diretamente ao enfrentamento do novo coronavírus e de caminhoneiros ou transportadores de insumos essenciais, cuja hospedagem deve ser automaticamente comunicada ao órgão de Vigilância Sanitária Municipal.

- As agências bancárias deverão permanecer fechadas, exceção feita apenas ao autoatendimento realizado nos caixas eletrônicos, que funcionará nos horários normais.

- Ficam proibidas quaisquer aglomerações em vias públicas e demais espaços públicos (praças, parques), bem como em locais privados, como clubes, chácaras e outros eventos particulares.

- Fica proibida, ainda, toda e qualquer realização de comércio pelo sistema drive thru.

- As clínicas médicas, odontológicas e veterinárias somente poderão funcionar em casos de urgência e emergência, devidamente comprovados.

Punições

Os estabelecimentos que descumprirem as normas previstas no decreto de Cajuru poderão ser penalizados, com multas variando de um a dez salários mínimos e suspensão ou cassação do alvará de funcionamento.

Para os moradores da cidade que infringirem as medidas de restrição, poderá ser aplicada multa de até um salário mínimo.

Casos

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cajuru, a cidade já confirmou 1.635 casos de Covid-19, sendo, atualmente, 16 pacientes internados, sete intubados e 1.507 recuperados. O município já registrou 36 mortes pela doença.


Arte: Revide

Compartilhar: