
Carnaval saudável
Docente do curso de Medicina da Barão alerta sobre as doenças típicas dos dias de folia
O Carnaval é conhecido como a principal festa popular do país. Seja nos bloquinhos de rua ou nos desfiles, é comum a aglomeração de pessoas e consequentemente a transmissão de doenças. A infectologista e professora do curso de Medicina, Professora Doutora Cinara Feliciano, traz informações para a população aproveitar os dias de folia com segurança.
Segundo Cinara, as principais doenças transmitidas durante o Carnaval são as respiratórias virais (resfriado, gripe e Covid), infecções sexualmente transmissíveis (HIV, hepatites, herpes, HPV, sífilis, gonorreia), mononucleose infecciosa (conhecida como doença do beijo), e conjuntivites e infecções intestinais.
“A prática de relações sexuais desprotegidas são a causa das infecções sexualmente transmissíveis. Ambientes com aglomerações, contato muito próximo entre pessoas e a falta de higienização das mãos, aumentam o risco das doenças virais respiratórias e conjuntivites. Preparo ou acondicionamento incorretos de alimentos podem levar às infeções intestinais”, afirma.
Ainda de acordo com Cinara, a conscientização é importante para evitar a disseminação de vírus e bactérias. E, em casos de sintomas suspeitos de doenças transmissíveis, é recomendado evitar aglomerações e contato com pessoas.
O Portal Revide separou dicas para evitar tais contaminações:
Uso de preservativos em todas as relações sexuais.
Higienizar sempre as mãos, principalmente antes de tocar boca, nariz e olhos.
Não ingerir alimentos de procedência desconhecida.
*Com a colaboração de Otávio Gentil
Foto: via Pixabay