Ribeirão Preto desenvolve primeiro site do Brasil sobre diabetes em crianças
Com início no segundo semestre de 2014 e dando continuidade este ano, um site foi criado para proporcionar informações e orientações sobre a doença
Desenvolvido pela aluna de nutrição da FMRP –USP, Erika Monteiro, sob orientação do médico endocrinologista pediátrico e professor da FMRP-USP, Raphael Del Roio Liberatore Junior, o primeiro site do Brasil sobre diabetes em crianças tem como objetivo informar e auxiliar os pais e mães not ratamento. O portal foi desenvolvido com a colaboração de alunos de enfermagem, nutrição, informática biomédica e estudantes da liga de diabetes e do diretor da FMRP.
Segundo a estudante de nutrição, Erika Monteiro, o intuito do site foi proporcionar à população um retorno direto para o investimento na educação pública superior através de informações de fontes confiáveis, de maneira objetiva e simples, sobre diabetes tipo 1 em crianças e jovens.
A página da internet conta com informações claras e objetivas e com uma linguagem bem simples, traz colocações gerais sobre a diabetes, tratamento e definições sobre glicose, insulina, hipoglicemia e hiperglicemia, carboidratos e contagem de carboidratos.
Para Del Roio, a principal característica do espaço é fornecer informações de boa qualidade, confiável e em linguagem acessível sobre diabetes, para pacientes e suas famílias.
Ainda de acordo com os organizadores, este é somente o segundo site no mundo, mas é o primeiro no Brasil, dedicado a orientar diretamente crianças e jovens portadores de diabetes. "Faltava acesso a informações de qualidade para pessoas leigas. O que se tem de informações no País atualmente está ligado a associações, blogs médicos ou sites de indústrias farmacêuticas e sempre em linguagem mais acadêmica, técnica", comenta Erika.
Estrutura
Na aba dedicada para crianças, vem a definição da diabetes tipo 1, informações sobre orientação alimentar e aconselhamento escolar. Já os jovens vão encontrar informações sobre diabetes, atividades física , esportes, sexo ,contracepção, e ainda, os percings e tatuagens.
Os pais e responsáveis poderão saber mais sobre amamentação e diabetes, práticas alimentares na infância e a importância da equipe multidisciplinar no atendimento aos portadores da doença.
O site também mantém um fórum, onde os leitores podem enviar dúvidas, perguntas e opiniões para os gerenciadores de conteúdo.
Diabetes tipo 1
Uma doença que é resultado da falta de produção de insulina acomete mais crianças, além de ser a segunda doença crônica mais prevalente em pediatria, só perdendo para a asma.
O endocrinologista explica ainda que a diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, pois o corpo produz anticorpos contra células, destruindo-as e assim reduzindo a quantidade de insulina.
Conheça o site clicando aqui.
Revide Online
Laura Scarpelini
Fotos: