Ribeirão Preto inaugura espaço para enfrentamento da dependência química
Em Ribeirão Preto o Espaço está localizado na Rua Visconde de Abaeté, 285

Ribeirão Preto inaugura espaço para enfrentamento da dependência química

O “Prevenir” vai atender famílias de dependentes químicos e os que estão em fase final do tratamento

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, participou da inauguração do Espaço Prevenir, que contou com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, na última segunda-feira, 11 de dezembro.

 

O Espaço Prevenir é um serviço dedicado aos familiares de dependentes químicos e àqueles que concluíram ou estão em fase final de tratamento. O atendimento é realizado de forma aberta, com capacidade para até 200 pessoas por mês, representando um investimento anual de R$ 600 mil.

 

É crucial destacar que as famílias também sofrem quando um de seus membros enfrenta a dependência química. Este serviço preenche uma lacuna e auxiliará os familiares de Ribeirão Preto e região a lidar com essa problemática, incentivando-os a não desistirem de seus entes queridos, sejam filhos, maridos, esposas, entre outros. Além disso, será um recurso valioso para aqueles que passaram por tratamentos e necessitam de suporte para evitar recaídas.

 

Gilberto Nascimento, Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, ressaltou a importância do Espaço Prevenir: "É um serviço que faltava e que ajudará os familiares a lidarem com essa problemática e a não desistir de seus filhos, maridos, esposas, etc. Também será um serviço importante para aqueles que já passaram por períodos de tratamento e precisam de apoio para não recair no vício".

 

O Espaço Prevenir conta com uma equipe multidisciplinar que oferece apoio psicoemocional à população, concentrando esforços na consolidação dos laços familiares e na prevenção de recaídas. A equipe técnica é composta por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. O serviço disponibiliza dinâmicas psicossociais, terapias em grupo e atividades culturais e de lazer.

 

Os profissionais do Espaço Prevenir orientam os familiares sobre como lidar com entes envolvidos com drogas, podendo, inclusive, sugerir medidas como a internação. Além disso, oferecem suporte aos ex-dependentes, auxiliando na elaboração de currículos e na busca pela autonomia financeira.

 

Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da SEDS, esclarece: "É um local de portas abertas, voltado para quem está convivendo com pessoas com dependência química ou que têm uma relação de codependência, muitas vezes associada à violência e ao rompimento de vínculos".

 

A Secretária Adjunta da Assistência Social de Ribeirão Preto, Helane Serpa, representou o Prefeito Duarte Nogueira durante o evento.

 

Além de Ribeirão Preto, o Espaço Prevenir já está em operação em São José dos Campos, São José do Rio Preto e na Capital. Em Ribeirão, o Espaço está localizado na Rua Visconde de Abaeté, 285.

 


Divulgação

Compartilhar: