USP busca voluntárias para pesquisa sobre jejum intermitente
As voluntárias farão acompanhamento dietético, treinamentos físicos e avaliações

USP busca voluntárias para pesquisa sobre jejum intermitente

Para o projeto, podem participar exclusivamente mulheres obesas e sedentárias

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP está com inscrições abertas para recrutar mulheres interessadas em participar do projeto de “Emagrecimento com jejum intermitente e hit funcional”.

O jejum, segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Gabriela Batitucci, é um método de emagrecimento que intercala períodos sem comer com períodos de alimentação. Geralmente são indicadas de 10 a 24 horas em jejum, realizadas diariamente ou em dias intercalados da semana.

Para o projeto, podem participar exclusivamente mulheres obesas e sedentárias, com índices de massa corporal (IMC de 30 a 40 Kg/m²) e idade entre 18 e 40 anos. As voluntárias devem apresentar também exames de sangue e atestados médicos atuais; não podem ter sintomas de nenhuma doença ou fazer uso de medicamentos.

De acordo com a pesquisadora, o “objetivo principal do projeto é avaliar a composição corporal que inclui perda de peso, a porcentagem de gordura e massa muscular, além da avaliação do gasto energético. Tendo como foco os efeitos de ambas as intervenções – jejum e o treinamento físico hit funcional – sobre a massa muscular e a microbiota intestinal”, diz.

As voluntárias farão acompanhamento dietético, treinamentos físicos e avaliações. Interessadas podem realizar as inscrições aqui. As avaliações serão feitas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), os treinamentos e testes físicos no ginásio poliesportivo da EEFERP, ambos dentro do Campus da USP – Av. Bandeirantes, 3900, no Monte Alegre.


Foto: Pixabay

Compartilhar: