Alunos de Ribeirão Preto apresentam projeto sustentável em feira tecnológica
Alunos de Ribeirão Preto apresentam projeto sustentável em feira tecnológica

Alunos de Ribeirão Preto apresentam projeto sustentável em feira tecnológica

Com o nome de Parede Verde, ideia une plantas e pneus reutilizados para tornar ambientes internos até 8°C mais frescos

A 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) , que acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na Zona Norte de São Paulo, contará com a apresentação do projeto Parede Verde, desenvolvido por alunos da Etec José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto. O evento apresentará ideias inovadoras desenvolvidas por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de todo Estado de São Paulo, e também de outros países da América Latina.

O pojeto que reperesenta Ribeirão Preto na feira, foi desenvolvido pelos alunos Leonardo Bionês Gallo, Larissa Fernanda Marques da Silva e Jean Nina Neris, sob a orientação da professora Janaina Moreira Dias. A ideia une plantas e pneus reutilizados para formar uma parede verde. Ao posicionarem esses recursos verticalmente, foi  constatado o aproveitamento de um sistema natural de resfriamento do ambiente interno, a contribuição na vedação acústica e o melhoramento da qualidade do ar como um todo.

A execução realizada de maneira experimental, conseguiu abaixar em até 8°C a temperatura de um ambiente, diminuindo o consumo de ar condicionado e melhorando esteticamente a área externa. O sistema pode ser abastecido por regadores ou ser totalmente autônomo, inclusive reutilizando água da chuva.

A feira

A mostra anual terá 210 projetos e aplicativos criados para atender necessidades de pessoas com deficiência e equacionar problemas ambientais, entre outras soluções criativas para questões do dia a dia.

Além do projeto da Etec de Ribeirão Preto, a feira apresenta inovações na área de tecnologia, como o Detector de Agentes e Reconhecimento Facial, um software que conecta câmeras de segurança a um sistema de reconhecimento facial, produzidos por estudantes da Etec Zona Leste, e um robô-guia, que é acionado por um aplicativo para smartphone, funcionando como um guia que auxilia a locomoção de deficientes visuais nas estações do metrô da cidade de São Paulo.

A 10ª Feteps recebeu a inscrição de 1.047 projetos. Cerca de 150 professores selecionaram os 156 trabalhos de Etecs e 39 de Fatecs que serão expostos nos três dias do evento. Haverá ainda mostra de projetos de instituições de ensino do Amazonas, Chile, Colômbia, México e Peru, além de ações sociais.


Foto: Gastão Guedes

Compartilhar: