Maré de golpes

Maré de golpes

Criminosos aproveitam falhas de segurança em redes como o Instagram para acessar perfis e roubar dados digitais

Os golpes no Instagram estão cada dia mais corriqueiros e podem acontecer de formas variadas. Os criminosos usam os perfis de pessoas e solicitam dados do usuário, geram links ou arquivos com vírus que, quando acessados, roubam dados digitais arquivados na máquina, não somente os da rede social. Em muitos casos, pegam grandes perfis – com quantidade considerável de seguidores – a fim de atingir maior público com seus links e vendas falsas através dos stories, que duram 24h. 

Ficar sem acesso ao Instagram pode gerar uma dor de cabeça, principalmente para quem usa o perfil para contas comerciais, ligadas diretamente como parte de seu trabalho. Este é o caso da maquiadora Laís Silva, que ficou com seu perfil na rede social uma semana nas mãos de outra pessoa. Foi necessário que a maquiadora criasse um novo perfil para tentar avisar parte dos seus quase 19 mil seguidores sobre o ocorrido.

“Graças a várias denúncias, o Instagram notou que havia algo de errado e pediu que fosse feito o reconhecimento facial dentro do aplicativo. Além disso, precisei de ajuda de uma pessoa que trabalha com marketing digital para recuperar de fato a conta”, desabafa. 

Bro da Silva também teve sua conta de trabalho hackeada na plataforma. Com um pouco mais de dez mil seguidores no seu perfil de tatuagem e aulas de desenho, foi necessário criar um novo perfil. Neste caso, não foi possível a recuperação do antigo e, atualmente, ele procura a melhor forma de fazer com que parte dos seus seguidores o encontre na rede social. “Todo o cuidado é pouco neste presente digital”, conclui. 

O sócio advogado do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Ricardo Sordi Machi, ressalta sobre o que fazer nesta situação e quais providências devem ser tomadas. Detalhes como a forma de comunicação distinta da usual, pedidos de dinheiro, boletos com direcionamento diferente do titular da conta e pedido de cliques em links podem ser indícios de que houve alguma fraude. 

Para a vítima do hacker é necessário o contato imediato com aplicativo informando os dados da conta perdida e solicitando ajuda urgente do suporte. “Se a conta é usada de maneira comercial, importante que sempre haja o controle de vendas e emissão dos documentos fiscais pertinentes - inclusive contabilidade em dia - para comprovação da média de remuneração dali obtida para, eventualmente, cobrar da plataforma se esta for responsável (total ou parcialmente) pelo problema. Vejam que o próprio Instagram também orienta os passos a serem tomados tecnicamente. Siga-os. Se souber que a conta está sendo usada de maneira fraudulenta, faça também um boletim de ocorrência e tente comunicar seus contatos ou consumidores por alguma outra ferramenta”, orienta Ricardo. 


Imagem: Revide

Compartilhar: