Ribeirão é a cidade que mais acumula denúncias em aplicativo do TCE
As principais reclamações dos ribeirãopretanos são os buracos na rua

Ribeirão é a cidade que mais acumula denúncias em aplicativo do TCE

Moradores de Ribeirão foram os que mais utilizaram ferramenta criada pelo Tribunal de Contas do Estado para fiscalizar dinheiro público

Ribeirão Preto é o município com mais denúncias feitas por meio do aplicativo Fiscalize com o TCE. Só neste ano, já foram realizadas 17 denúncias de moradores pela ferramenta, criada em julho do ano passado para ajudar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) na fiscalização do dinheiro público.

Ribeirão Preto tem mais do que o dobro de denúncias que o segundo colocado da lista, São Vicente, com oito problemas listados. O ranking de cidades com mais problemas apontados ainda conta com Jundiaí, com sete denúncias, São Paulo e Araraquara, com cinco denúncias feitas, e Jaboticabal, com quatro.

As principais denúncias feitas no município são referentes a buracos nas ruas, mas ainda há suspeitas sobre o âmbito administrativo. Um dos apontamentos descritos no relatório disponibilizado pelo TCE ao Portal Revide se trata de um velho problema de Ribeirão Preto: um buraco na rua, que na época da informação, em setembro, estava aberto na Rua Visconde de Inhaúma. Nesta semana a reportagem esteve no local, e o problema já havia sido resolvido.

Leia mais:
Você sabe o quanto gasta um deputado estadual de Ribeirão Preto?

Em todo o Estado de São Paulo foram apontadas 732 ocorrências. Destas, 356 reclamações são referentes a gestão pública, a que recebeu mais reclamações. Desde que foi lançado, foram realizadas mais de 950 denúncias. Porém, o TCE não divulgou qual a quantidade que deram prosseguimento no tribunal.

Pelo aplicativo é possível enviar vídeos e fotos sobre as denúncias, além de apontar no geolocalizador o local exato de onde se encontra a irregularidade. A pessoa que fizer a denúncia tem o direito ao anonimato.

A partir dela, o TCE avalia se a irregularidade já está sendo analisada pelo tribunal, e se ela já for alvo, é encaminhada para o conselheiro relator da matéria. Se for uma denúncia nova, ela passa por uma avaliação e pode ser distribuída para algum dos conselheiros do TCE.

Se for constatado que a denúncia é verdadeira, mas que não seja de competência do tribunal, ela é repassada para o Ministério Público e para Polícia Civil dar prosseguimento nas investigações.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: