Site mapeia cervejarias artesanais de todo o Brasil

Site mapeia cervejarias artesanais de todo o Brasil

Lançado em setembro, o aplicativo foi desenvolvido por empresários do Rio Grande do Sul e conta com estabelecimentos de Ribeirão Preto

Desenvolvedores de websites da cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul, lançaram em setembro, o site/aplicativo cevasartesanais.com.br. O ambiente virtual apresenta as cervejarias mais próximas ao usuários que têm acesso a todos os produtos, a história e informações de contato das cervejarias, além de ter a opção de avaliar e até comentar cada cerveja cadastrada no site.

Feliz possui aproximadamente 13 mil habitantes, dos quais, segundo levantamentos, 133 são homebrewers – termo designado a cervejeiros que produzem a bebida em casa. Arthur Freiberger, um dos autores do projeto, conta que a ideia surgiu por influência da característica da cidade, que neste ano foi reconhecida, legalmente, como “A capital gaúcha da cerveja artesanal”.

“Iniciamos o projeto porque percebemos uma grande quantidade de cervejarias artesanais e homebrewers que, para nós, mereceriam mais espaço. Ao acessar, o usuário descobre quais as cervejarias mais próximas de sua localização atual e já aproveita para visualizar todos os produtos, história e informações de contato daquelas cervejarias, além de ter a opção de avaliar e até comentar cada cerveja cadastrada no site”, explica Freiberger.

O projeto conta ainda com a autoria de Jarbas Orlandin e Jardel Orlandin. Além de colaboradores que ajudam na divulgação da ideia.

Sistema

Após pesquisar o mercado, o grupo entrou em contato com diversas cervejarias e cervejeiros para desenvolver um sistema que atendesse à realidade dos produtores. O formato desenvolvido permite que cada estabelecimento cadastre seus produtos com um custo considerado justo pelos desenvolvedores. “Este formato, onde a própria cervejaria cadastra seus produtos, nos chamou mais atenção do que uma plataforma colaborativa, pois mantém o site sempre atualizado, livre de possíveis erros. Além disso, para as cervejarias, participar do projeto é praticamente um investimento em Publicidade, já que, com o valor arrecadado, melhoramos o sistema, sempre adicionando funcionalidades”, destaca Freiberger.

Em pesquisa para a criação do aplicativo, a equipe contabilizou aproximadamente 400 cervejarias registradas no Brasil até 2013. Contudo, o grupo estima que, com o aquecimento do mercado cervejeiro, este número já tenha ultrapassado 500 empresas registradas.

O analista de sistemas e homebrewer, Christopher Nicolas Maurício, de Ribeirão Preto, produz cerveja há um ano e meio e o aplicativo, segundo ele, foi uma oportunidade para divulgar sua marca. Ele produz, em casa, mil litros mensais. “Conheci o projeto por meio de comunidades nas redes sociais e me cadastrei antes mesmo do sistema ser lançado. É de grande ajuda”, explica Maurício.

Região cervejeira

A equipe revela que está próxima de bater a marca dos 20 mil acessos. Uma quantidade comemorada por seus integrantes e considerada por eles como expressiva. “A região de Ribeirão Preto tem acessado bastante desde o início do projeto, e fomos muito bem acolhidos por aí. As cervejarias da região foram nossas parceiras antes mesmo do lançamento do site. É uma região com alto consumo de cerveja artesanal no Brasil, e que também consome bastante conteúdo digital relacionado ao mundo da cerveja”, conclui Arthur Freiberger.

Foto: Bruno Silva e Divulgação

Compartilhar: