Adolescente ferido por descarga elétrica está em quadro estável no HC de Ribeirão Preto

Adolescente ferido por descarga elétrica está em quadro estável no HC de Ribeirão Preto

O garoto foi atingido ao tentar pegar uma pipa presa em um poste de energia, no Jardim Aeroporto

O adolescente A. S. R., de 14 anos, atingido por uma descarga elétrica ao tentar pegar uma pipa presa em um poste de energia passa bem na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas. Segundo a assessoria do Centro Médico, o garoto está consciente.

O menino continua internado na ala de enfermaria pediátrica do HC-EU. Ele está sob observação desde a noite dessa segunda-feira, 15, quando o acidente aconteceu no bairro Jardim Aeroporto, na Zona Norte em Ribeirão Preto.

O adolescente escalou uma parede de uma empresa de funilaria para chegar à altura do poste. Ao sofrer o choque, A. S. R. caiu sobre um carro que estava estacionado em frente ao local. O resgate foi realizado pelo Nono Grupamento do Corpo de Bombeiros.

A CPFL Paulista registrou, em 2018, 4.161 ocorrências na rede (interrupções, acidentes, etc) decorrentes da utilização das pipas, interrompendo o fornecimento de energia para clientes em diferentes oportunidades. Até maio de 2019, o número de ocorrências já somou 1.306.

“Nessa época do ano, é preciso que pais e responsáveis redobrem a atenção com as crianças durante a brincadeira. Os impactos para a população podem ser graves, pois colocam em risco a segurança tanto de quem empina a pipa, como quem fica exposto ao fio caído”, afirma Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

Como forma de conscientização, a empresa alerta sobre os cuidados ao soltar pipa:

1-Nunca use cerol ou a linha "chilena". Além de causar graves acidentes, elas são proibidas por lei;

2-Empine pipas longe de rede elétrica e subestações (onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico, antenas de celular). Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

3-Não empine pipas em locais de grande circulação, como avenidas e rodovias.

4-Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. O material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;

5-Caso a pipa enrosque nos fios, nunca tente recuperá-la. Não utilize canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscar o brinquedo da rede elétrica;

6-Não suba em lajes de casas para empinar ou recuperar pipas. Qualquer distração pode causar uma queda;

7-Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas. Em velocidade, linhas podem não ser vistas e, com isso, causar graves acidentes, sobretudo se tiverem cerol ou se a linha for a chilena;

8-É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: