Daesp afirma que medidas de segurança no Leite Lopes já estão sendo implantadas
Anac publicou portaria proibindo o Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, de operar voos noturnos a partir de março

Daesp afirma que medidas de segurança no Leite Lopes já estão sendo implantadas

O administrador regional do Daesp em Ribeirão Preto, Álvaro Cardoso, aponta que situação está próxima de ser solucionada

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) afirmou que as soluções exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para liberação da operação de voos noturnos no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, já estão próximas de ser concluídas.

O administrador regional do Daesp em Ribeirão Preto, Álvaro Cardoso, diz que das três medidas de segurança requisitadas pela Anac, duas já estão em andamento, e outra está próximo de ser finalizada.

Segundo o Daesp, a Anac solicitou que fosse feita a poda e extração de árvores próximas à cerca que separa o aeroporto das comunidades em seu entorno – Cardoso afirma que o trabalho foi concluído em setembro de 2017 -; a realização de ações junto à comunidade para alertar sobre os perigos da invasão da área do aeroporto – o administrador aponta que as ações sociais já estão sendo realizadas pela Prefeitura de Ribeirão Preto -; além da implantação da eletrificação das cercas no entorno do Leite Lopes – Cardoso aponta que o projeto já está em fase final e será contratado em breve.

“Este é um processo regular, e a Anac tomou a medida para garantir que todas essas ações sejam formalizadas. Já estamos trabalhando com os outros órgãos envolvidos para comunicar as ações para que possamos enviar para a Anac”, declarou o administrador.

Ainda, de acordo com ele, já na próxima semana as ações já devem ser reunidas e encaminhadas para a Anac para que possam ser analisadas, e que a portaria, que só entrará em vigor no dia 15 de março, possa ser revogada.

O caso

A Anac publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira, 15, que proíbe a operação de voos noturnos no Leite Lopes a partir de março de 2018. De acordo com a agência, a decisão foi tomada por questões de segurança, isso porque, segundo a agência, não haviam sido tomadas medidas para que se evitasse a invasão da área operacional do aeroporto.

Leia mais:
Por segurança, Anac proíbe voos noturnos no Aeroporto Leite Lopes


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: