Jaboticabal é oficializada como a capital paulista do amendoim
O título foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin ao prefeito do município, José Carlos Hori

Jaboticabal é oficializada como a capital paulista do amendoim

Cidade é responsável por cerca de um quarto da produção nacional do produto

Em reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes na última sexta-feira, 12, em São Paulo, a cidade de Jaboticabal foi oficializada como a capital paulista do amendoim, por meio da Lei nº 16.640.

O título foi entregue ao prefeito do município, José Carlos Hori, pelo governador Geraldo Alckmin e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. O deputado estadual Marcos Vinholi foi o autor do projeto que originou a lei.

“Esse reconhecimento contribuirá para recebermos fórum e conferências estaduais, nacionais e internacionais, e tenhamos participação no mercado de feiras, para aglutinar o setor produtivo de amendoim e atrair novas empresas. Queremos fomentar a força da cidade para expandir ainda mais a atividade”, comentou o prefeito Hori.

Jaboticabal é responsável por cerca de um quarto da produção nacional do produto. Somente no ano passado, foram arrecadados mais de R$ 845 milhões em todo o estado e os municípios do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Jaboticabal, que envolve Catanduva, Tupã, Lins, Marília e Dracena lideram os números de São Paulo, tendo o amendoim como o quarto principal produto na regional, com Valor da Produção Agropecuária (VPA) de R$ 114,31 milhões.

“Ao tornar Jaboticabal a capital do amendoim, nós potencializamos novos negócios, agregando valor e incentivando que o Brasil se torne propulsor do desenvolvimento gerado pelo agronegócio”, afirmou o deputado e autor do projeto de lei, Marcos Vinholi.

Hoje, o amendoim ocupa a 13ª posição do VPA entre 53 produtos da agropecuária paulista. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Estado de São Paulo produziu 456 mil toneladas do produto para 122 mil hectares na safra de 2016/2017.


Foto: João Luiz

Compartilhar: