Ribeirão Preto recebe Fórum Municipal de Transparência
As palestras serão gratuitas e abertas ao público, restritas à lotação do espaço

Ribeirão Preto recebe Fórum Municipal de Transparência

Entre os dias 25 e 26 de setembro, palestrantes debaterão os impactos da Sevandija e outros temas

Nos dias 25 e 26, Ribeirão Preto receberá o Fórum Municipal de Transparência. O evento tem o objetivo de debater e viabilizar mecanismos que ampliem o controle interno e externo do poder público de Ribeirão Preto, aumentando a transparência, eficiência dos gastos municipais e combate a irregularidades.

A iniciativa é do Comitê de Transparência, criado em junho desse ano, que agrega 15 entidades representativas e grupos de estudo em Ribeirão Preto. Serão três mesas de debates, realizadas no auditório da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além dos impactos da Sevandija, o Fórum discutirá os benefícios locais de uma Controladoria Geral do Município e de um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. Também serão abordados o papel da sociedade organizada e da imprensa na prevenção de irregularidades.

O encerramento contará com a entrega das premiações do Prêmio Jornalístico Nicola Tornatore, promovido pelo Instituto Ribeirão 2030, que valoriza reportagens investigativas e de impacto social no município.

As palestras serão gratuitas e abertas ao público, restritas à lotação do espaço. Serão abertas inscrições para garantia de vagas na segunda quinzena de setembro.

Compõe o Comitê de Transparência as seguintes entidades: Instituto Ribeirão 2030, OAB, Acirp, Ciesp, Aescon, Observatório Social de Ribeirão Preto, Sicorp, Centro Médico de Ribeirão Preto, Nexos Gestão Pública, Amarribo, GPublic , Sincovarp, Grupo de Pesquisa em Orçamento, Planejamento e Transparência da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto , Sincomerciarios e AARP.

Programação

“Três anos de Operação Sevandija: o que mudou em Ribeirão Preto”
Palestrantes: Duarte Nogueira, Lincoln Fernandes, Leonardo Romanelli (Gaeco), Marlon Reis (um dos idealizadores do Ficha Limpa), Luiz Vicente (OAB).
Quando: quarta-feira, 25, das 19h às 22h
Onde: Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215

“Mecanismos de controle interno e externo nos municípios”
Palestrantes:
Luiz Fernando de Camargo (Controladoria Geral de São Paulo), Auber Silva Pereira e Francesca Amaral (Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina)
Quando: quinta-feira, 26, das 15h às 17h30
Onde: Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215

“Instrumentos de transparência e combate à corrupção: o papel da imprensa e da sociedade organizada"
Palestrantes
: Ney Ribas (Observatório Social do Brasil) e Jessica Voigt (ONG Transparência Brasil)
Quando: quinta-feira, 26, das 19h às 22h
Onde: Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215


Imagem: Instituto Ribeirão 2030

Compartilhar: