Sarampo: risco de reintrodução do vírus é alto, diz Secretaria de Saúde de Ribeirão
Prefeitura demorou três meses para divulgar primeira ocorrência da doença em mais de 10 anos

Sarampo: risco de reintrodução do vírus é alto, diz Secretaria de Saúde de Ribeirão

Um caso foi confirmado na cidade em abril, mas administração municipal só informou à população nessa terça-feira, 10

A reintrodução do vírus causador do Sarampo, infecção aguda transmissível, em Ribeirão Preto é alta. A informação foi passada pela Secretaria Municipal de Saúde, em informe enviado à imprensa no fim da tarde dessa terça-feira, 10. O Portal Revide havia requisitado as informações à assessoria de imprensa da administração municipal sobre a doença desde o dia 4 de julho, mas não obteve respostas nos últimos seis dias. 

Em comunicado publicado na noite dessa terça, no entanto, a prefeitura confirma uma ocorrência da doença, depois de mais de 10 anos sem registro na cidade, ocorrida em abril - e só divulgada três meses depois à população. O caso é proveniente do Líbano, em um profissional de saúde que fazia atendimento humanitário no país do oriente médio. Segundo o informe da Secretaria Municipal da Saúde, as ações de bloqueio foram realizadas prontamente, mas o risco de reintrodução do vírus é considerado alto. "Podendo ser destacados: a ampla circulação do vírus do sarampo no continente Europeu, em especial na Rússia; a transmissão importante ocorrendo nos Estados de Roraima e Amazonas; a identificação de casos na cidade do Rio de Janeiro e Porto Alegre", detalha a nota.

"O Sarampo é uma infecção viral aguda altamente transmissível e com elevado potencial epidêmico, principalmente em populações com baixa cobertura vacinal. Sendo assim, a principal forma de proteção contra a doença é a manutenção de elevada cobertura vacinal com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), aplicadas em crianças aos 12 meses e 15 meses de idade, respectivamente", explica o informe.


Foto: FL Piton

Compartilhar: