Menina de nove anos recolhe assinaturas a favor de UBDS Central
Criança de nove anos recolhe assinaturas a favor de UBDS Central

Menina de nove anos recolhe assinaturas a favor de UBDS Central

Giovana Helena da Cruz colocou uma mesa em uma calçada do Centro onde pede pela ajuda das pessoas que passam pelo local

Giovana Helena da Cruz, de 9 anos, tem sido destaque em uma calçada na Rua São Sebastião, no Centro de Ribeirão Preto. A menina tem recolhido assinaturas a favor de que UBDS Central permaneça no local.

Segundo o avô da pequena, o postinho distribuiu folhas para que as próprias pessoas colhessem assinaturas e a partir daí a Giovana quis entrar nessa história e lutar pela causa. Em seis dias de pedidos no local, mais de 90 assinaturas já foram recolhidas.

O pai da garota, Hebert Henrique da Cruz, conta que ela adora participar dessas causas e chama todos que pode. “Ela não tem vergonha e realmente se solidariza. Ela fez a impressão de papéis para chamar a atenção de quem passa por aqui, assim todos vão entender de maneira fácil os motivos do projeto”.

Nos dizeres dos pequenos cartazes, a garota escreveu “Não deixe o UBDS Central acabar. Colabore, faça aqui o seu protesto!”.  Para ela, o local é ponto estratégico e ajuda muitas pessoas.

Entenda o caso

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou no começo do mês de junho que irá realizar a mudança da UBDS para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no Sumarezinho, Zona Norte da cidade. A Administração Municipal aguarda o recebimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado para instalar o AME no local.

Hoje, a unidade recebe cerca de 8 mil consultas por mês e realiza mais de 20 mil exames, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Funcionários do local afirmam que a mudança exige um maior deslocamento. Eles garantem que não vão conseguir atender à demanda. “A nova unidade irá complicar muito tanto para nós como para os pacientes. Aqui é um ponto de referência, de fácil acesso”, comenta Andréia Freitas, auxiliar de enfermagem do local.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) garantiu que a UBDS só será totalmente realocada quando o prédio da UPA ficar pronto. Ainda não há uma data definida para que a transferência ocorra. Os funcionários aguardam uma definição se serão transferidos para a nova unidade ou para outros postos de saúde de Ribeirão Preto.

Leia mais.
Petição pública pede não fechamento da UBDS Central, em Ribeirão Preto


Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar: