Guia Ribeirão Preto traz referência histórica para a cidade
Além da distribuição dos 60 mil exemplares, Guia também terá versão digital

Guia Ribeirão Preto traz referência histórica para a cidade

Lançamento da publicação, na noite dessa segunda-feira, 22, teve a participação de especialistas, convidados e da população

O Guia Conhecendo Ribeirão Preto, publicação editada pela Revide e que começa a circular nessa sexta-feira, 26, já nasce como referência histórica para a cidade ao reunir, em mais de 100 páginas, informações sobre a cultura, espaços públicos, economia, desenvolvimento, educação, lazer e gastronomia.

O lançamento do Guia, na noite dessa segunda-feira, 22, no auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, reuniu especialistas, convidados e a população. “Considero o lançamento desse guia um marco para Ribeirão Preto, pois nasce como uma referência histórica”, avaliou o geógrafo e escritor Melhem Adas, um dos palestrantes no evento. “A publicação impressa, ainda mais na era digital que vivemos, vem preencher uma lacuna importante. É um legado para as próximas gerações”, completou o professor.

Para a docente do Centro Universitário Barão de Mauá Nainôra Freitas, que também participou da apresentação, o Guia traz a cidade como referência para uma relação afetiva da população. “Nós só amamos o que conhecemos. Uma publicação como essa faz com que os moradores tenham essa referência e desenvolvam a questão afetiva com a cidade. Ao conhecer a história, espaços de convivência, a gastronomia e a cultura as pessoas valorizam e se sentem parte da cidade”, disse.

O desenvolvimento da cidadania é outro marco da publicação que terá 60 mil exemplares distribuídos gratuitamente. “Saber o que a cidade oferece, os fatos históricos e os equipamentos desse espaço em que vivemos nos faz parte, nos traz a conquista da cidadania. Nos torna parte do cotidiano. Além disso, precisamos de fontes para estudo, materiais que possam ser consultados”, destacou Andrea Lastoria, professora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), pós-doutora em Didática da Geografia e História.

Criar uma fonte de informação para moradores e também para quem passa pela cidade está entre as motivações para o desenvolvimento do projeto, segundo a diretora comercial da Revide, Isabel de Farias. “Acreditamos no impresso e essa publicação nasceu com o objetivo de representar a pluralidade e o dinamismo de Ribeirão Preto”, disse. Ela ainda destaca que a além da versão impressa, o Guia terá uma edição digital, que estará disponível para consulta no Portal Revide.

Convidados palestraram durante lançamento do Guia nessa segunda-feira, 22


Fotos: Gabriela Maulim

Compartilhar: