Profissionais da saúde de Ribeirão começam a ser vacinados nessa terça-feira, 19
Lote com as vacinas para o Hospital das Clínicas deve chegar nesta tarde a Ribeirão Preto

Profissionais da saúde de Ribeirão começam a ser vacinados nessa terça-feira, 19

Informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Regional do estado, Marco Vinholi

A vacinação dos profissionais de saúde de Ribeirão Preto começa nessa terça-feira, 19, no Hospital das Clínicas. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Regional do estado, Marco Vinholi, na manhã desta segunda-feira, 18, em entrevista à Globo News.

Segundo Vinholi, as vacinas para o HC Ribeirão e outros quatro hospitais de referência do interior (Campinas - Unicamp, HC de Botucatu - Unesp, HC de Marília - Famema e Hospital de Base de São José do Rio Preto - Funfarme) já saíram do Instituto Butantan, na capital, e devem chegar na tarde desta segunda-feira. Ainda segundo Vinholi, em Campinas, a vacinação dos profissionais de saúde começa ainda hoje, com o acompanhamento do governador João Doria. 

As cerca de 6,5 mil doses enviadas ao HC devem chegar por volta das 18h, pois o carregamento está previsto para deixar São Paulo Às 14h.

Ao todo, são 1.357.640 doses do imunizante para todo o Estado de São Paulo. O governador também disse que hoje mesmo já serão enviadas as 4.636.936 para o Ministério da Saúde distribuir em todo o Brasil. São 5.994.576 disponíveis hoje da CoronaVac.

A vacinação começou na capital após a Anvisa aprovar, por unanimidade, o uso da CoronaVac e também da vacina de Oxford no Brasil. A enfermeira Mônica Calazans, 54, foi a primeira brasileira imunizada com a vacina do Butantan contra a covid-19 no país. Mulher, negra e com perfil de alto risco para complicações provocadas pelo coronavírus, não deixou de atuar nos hospitais da capital paulista para ajudar a salvar vidas. Para Mônica, a campanha de imunização é uma oportunidade de recomeço para toda a população do Brasil.

Durante a entrevista na manhã desta segunda, Vinholi não especificou o dia que começa a vacinação para os idosos, segundo grupo prioritário. 

Vacinação pelo Plano Municipal

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto informou que, tão logo receba a vacina contra o coronavírus, dará início ao Plano Municipal de Imunização. Por meio de nota enviada na tarde deste domingo, 17, informa ainda que a cidade já está preparada, com a logística, insumos e estratégias traçadas.

A previsão é vacinar o público-alvo determinado pelos órgãos Federal e Estadual, que totaliza 150.275 pessoas, formado por profissionais da saúde e idosos. A imunização será feita em duas doses, com o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com a seguinte ordem de grupos:
 
- 32 mil profissionais de saúde dos setores público, privado e filantrópico;

Pessoas com 75 anos ou mais (32.806);

Pessoas entre 70 e 74 anos (21.269);

Pessoas entre 65 e 69 anos (28.663);

Pessoas entre 60 e 64 anos (35.537).

"O município também contará com um ponto de vacinação Drive-Thru, no estacionamento do Estádio Santa Cruz (Botafogo), além de postos fixos no Ribeirão Shopping, Shopping Santa Úrsula, NGA - Núcleo de Gestão Assistencial (rua Minas, 895 – Campos Elíseos) e Centro Médico (rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275 – Jardim Irajá)", diz a nota.
 
A Secretaria da Saúde também já traçou estratégias para a vacinação de idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência (casas de repouso). Serão mobilizados 606 profissionais da saúde para a execução do Plano de Imunização, dos quais 42 enfermeiros, 282 auxiliares de enfermagem e 282 agentes comunitários de saúde.


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: