Combinando Palavras: concretizando sonhos na FIL
Foto: Sté Frateschi / Fundação do Livro e Leitura

Combinando Palavras: concretizando sonhos na FIL

Estudantes da rede estadual de ensino conversaram com o escritor nordestino Cristhiano Aguiar, durante a 22ª Feira Internacional do Livro

Na última terça-feira, 15 de agosto, quem participou do projeto “Combinando Palavras” durante a FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi o escritor nordestino Cristhiano Aguiar, que viu sua obra “Gótico Nordestino” receber diversas interpretações e releituras no palco do Theatro Pedro II. A atuação dos alunos passou por músicas, teatro, poemas e até mesmo um curta-metragem gravado pelos estudantes da E.E. Prof. Francisco Gomes, de Cravinhos.

 

 

“A professora nos apresentou a obra de Cristhiano e nos propôs fazermos algo de diferente. Buscamos o Dioguinho, personagem folclórico da nossa região, e foi quando escrevi o roteiro”, contou o estudante do 1º ano do ensino médico, João Gutierrez, 16 anos.

 

 

 

A escola reinterpretou a obra de Cristhiano com elementos da cultura pop, como viagem no tempo, apocalipse zumbi e lendas urbanas. Utilizando a imagem folclórica de Diogo da Rocha Figueira, ou Dioguinho, como é conhecido o personagem pelo interior de São Paulo ao cometer diversos crimes no final dos anos 1.800. “Fizemos o curta durante as férias, chamei alguns alunos para gravar e acabei entregando no último dia para encaminhar para o projeto”, explicou o estudante.

 

 

 

Toda a gravação e captação de som foi adaptada por Gutierrez e seus amigos. As imagens foram feitas pelo celular e a voz dos personagens foi inserida depois das gravações. A exibição do curta prendeu a atenção dos alunos na plateia. Aplausos ao final e uma inspiração para Cristhiano Aguiar escrever obras futuras. “Vou procurar saber mais sobre o Dioguinho para futuros projetos. Gostei muito da apresentação e da história do personagem”, comentou o escritor. “Parece que eu, um aluno comum, dei uma inspiração para um grande escritor. Agora, eu vejo mais sobre o meu futuro, quero seguir na área do audiovisual. Todos me parabenizaram e o ‘Combinando Palavras’ me deu um grande empurrão para seguir nisso”, concluiu Gutierrez.

 

 

 

Professora de Língua Portuguesa da escola, Tania Aparecida Pereira Reis destacou a diversidade de autores do projeto e a importância de trazer escritores contemporâneos que dialogam com a realidade e o dia a dia dos alunos. “No ‘Combinando Palavras’, a oportunidade de os alunos estarem frente a frente com o autor é algo surreal. Eles ficam ansiosos, uma coisa é você ler e não ter referência do escritor. Aqui eles podem perguntar, na minha época nós víamos os escritores em pedestais”, pontua a professora.

 

 

 

Inspiração escrita

Laura Beatriz Teixeira Casarini, 16, estudante do 2º ano da E.E. Prof. Fernando Campos Rosa, também de Cravinhos, se sentiu impactada ao conhecer e poder trabalhar com as obras de Cristhiano. “Quero ser advogada, mas ter a escrita como um passatempo na minha vida. Já escrevi alguns poemas - e o ‘Combinando’ me ajudou a selecionar minhas ideias e pensamentos, porque escrevo sobre mim mesma e agora aprendo a ter uma visão sobre as outras pessoas”, revelou a estudante.

 

 

 

Durante a mentoria, que é realizada antes da Feira do Livro entre os professores e os escritores selecionados no “Combinando Palavras”, a professora de Português Augusta Raimo Rocha de Abreu levou uma pergunta da estudante Laura até Cristhiano, que deu alguns conselhos para a jovem. “Com referências a dificuldades, o autor disse que todos vão ter pelo caminho, mas que eu deveria mostrar quem eu sou através das coisas que eu escrevo”, contou a aluna.

 

 

 

Visão do autor

Depois de acompanhar as obras dos alunos, Cristhiano Aguiar se disse emocionado e presenteado pela saudação que recebeu no “Combinando Palavras”. “O maior presente para o escritor é a leitura. E aqui me deram ainda mais, me deram a reinterpretação. É como se eu estivesse criando junto com os alunos”, comentou. Ele voltou a destacar a relevância de trazer escritores contemporâneos para dialogar com os alunos. “É importante que a literatura contemporânea esteja não só nas faculdades, mas também no ensino médio e fundamental, porque assim desmistificamos que a literatura brasileira é coisa antiga e mofada”, concluiu o escritor.

 

 

 

Combinando Palavras

Realizado pela Fundação do Livro e Leitura desde 2017, o projeto “Combinando Palavras” tem o objetivo de fomentar a prática da leitura e auxiliar no desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes participantes, como a escrita criativa, música, dança e arte. Principal projeto de formação de leitores da Fundação, soma, até aqui, mais de 40 escritores participantes, com suas obras lidas, estudadas e adaptadas em sala de aula.

 

Compartilhar: