Escola de samba em Ribeirão Preto é a mais antiga do Brasil em atividade
Escola de samba em Ribeirão Preto é a mais antiga do Brasil em atividade

Escola de samba em Ribeirão Preto é a mais antiga do Brasil em atividade

Criada em 10 de março de 1927, a Bambas é uma das mais tradicionais da região

A escola de samba Bambas, em Ribeirão Preto, é reconhecida nacionalmente como a mais antiga em atividade do Brasil. Criada em 10 de março de 1927, já participou de diversas edições do Carnaval no munícipio.

No início, a entidade foi criada como um cordão carnavalesco, com a denominação Sociedade Recreativa Dançante Bambas. Neste ano, o grupo completa 90 anos de tradição, um a mais que a tradicional Mangueira, do Rio de Janeiro.

Segundo a prefeitura de Ribeirão Preto, o grêmio Bambas já foi campeã em diversar vezes do Carnaval ribeirãopretano. O destaque vai para 1985, 1994, 1997, 1998, 2000, 2002 e 2010.

História

Segundo a presidência da escola, em 10 de março de 1927, as famílias Amâncio e Santos se reuniram debaixo de uma mangueira para formarem o primeiro cordão carnavalesco de Ribeirão Preto, denominado Sociedade Dançante Familiar Bambas, nas esquinas da Rua Tamandaré e Capitão Salomão, nos Campos Elíseos, em frente a atual Escola Industrial José Martimiano da Silva.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bambas está entre as escolas mais antigas do Brasil, mas só foi oficializada como pessoa jurídica em 1933, quando registrou o seu primeiro estatuto social. Sua primeira presidenta, Dona Paula Santos, esposa do seu Xilim, (José Amâncio, um dos fundadores da sociedade) foi a primeira mulher negra de Ribeirão Preto a presidir uma agremiação carnavalesca e o primeiro secretário da escola foi o jovem Aristoteles, com apenas 18 anos.

A agremiação foi fundada com a finalidade de proporcionar às famílias negras da cidade sua participação no carnaval, já que eram impedidas de festejarem em conjunto com as famílias tradicionais e da alta sociedade, que desfilavam em carroças e carros de passeio na área central e após o término do desfile seguiam para os salões.


Foto: Divulgação

Compartilhar: