Desembargador debate Mediação e Conciliação na FAAP

Desembargador debate Mediação e Conciliação na FAAP

José Roberto Neves Amorim participa de evento aberto ao público em Ribeirão Preto

Em 2015, 67% dos conflitos como briga entre vizinhos, acidentes de veículos, divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, entre outros, foram resolvidos antes mesmo de chegar ao Poder Judiciário. Isso graças aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Estado de São Paulo, criados para disseminar a cultura de conciliação, ou seja, resolver a questão entre as partes sem a necessidade de dar início a um processo.

Para conversar sobre o tema "Mediação e Conciliação como Política de Justiça", o desembargador e professor José Roberto Neves Amorim estará em Ribeirão Preto na segunda-feira, 29. O evento, que acontece na FAAP é aberto ao público e, para participar, é preciso doar 2kg de alimentos não perecíveis ou R$ 10, em benefício da Associação Comunidade Terapêutica Luciana Penteado.

Só na área pré-processual, durante o ano passado foram realizadas 122.287 sessões de tentativas de conciliação, com 82.140 acordos obtidos, segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). "Isso demonstra uma mudança de cultura da população", destaca Amorim.

Amorim, que também é coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ/SP, falará sobre a importância da mediação e conciliação para a sociedade. Para isso, abordará a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece uma metodologia para resolução de conflitos de forma não litigiosa. O especialista também comenta sobre as leis criadas para reforçar o papel do mediador: Lei de Mediação, que entrou em vigor em dezembro passado, e o Novo Código do Processo Civil, que entra em vigência a partir de março de 2016.
 

Serviço
Onde:
FAAP - Av. Independência, 3.670
Quando: 29 de fevereiro, segunda-feira, às 19h
Informações: (16) 3913-6300
Ingresso: 2kg de alimentos não perecíveis ou R$ 10, em benefício da Associação Comunidade Terapêutica Luciana Penteado
 

Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Assembleia Legislativa de São Paulo

Compartilhar: