Nadador ribeirãopretano é favorito ao ouro no Mundial de Esportes Aquáticos

Nadador ribeirãopretano é favorito ao ouro no Mundial de Esportes Aquáticos

Dono do melhor tempo do ano nos 50 metros borboleta, Nicholas Santos estreia na Hungria no próximo domingo, 23

O Mundial de Esportes Aquáticos já começou em Budapeste, na Hungria, na última sexta-feira, 14, com as provas de Nado Sincronizado, polo aquático e Saltos Ornamentais, mas as provas de natação só começam no próximo domingo, 23. Nessas competições, um atleta nascido em Ribeirão Preto é um dos principais favoritos para levar o ouro.

O nadador Nicholas Santos, que compete pela Unisanta, de Santos, embarca neste domingo, 16, com a delegação brasileira para Portugal, onde fará a aclimatação. Depois, no dia 21, é a vez de partir para a Hungria e entrar no clima do Mundial. Nicholas é um dos principais destaques da prova dos 50 metros borboleta, prova na qual ele é o atual dono da medalha de prata, conquistada na Rússia, em 2015. Ele também detém do melhor tempo do ano, com 22s6 – melhor do mundo desde a abolição dos trajes tecnológicos da Nasa, em 2011.

Nicholas, que em 2015 já despontava para o melhor momento da carreira, está ainda melhor em 2017, aos 37 anos de idade. O motivo da evolução é a preparação especial para a prova, já que competirá apenas nos 50 metros borboleta – prova que não é olímpica.

“Sem dúvida este é o meu melhor momento na carreira, porque estou competindo pelo meu objetivo pessoal. Até o ano passado, ainda treinei para os 100 metros borboleta, que é prova olímpica, mas a característica é diferente. Agora pude treinar especificamente para esta prova, e meu rendimento melhorou”, comentou o atleta ao Portal Revide.

E Nicholas está bem confiante para a prova, querendo melhorar ainda mais o tempo, que já é o melhor do mundo no ano, e, quem sabe, ficar mais perto do ouro. “Tem vários atletas rápidos, mas, sinceramente, eu quero melhorar a minha marca e, se conseguir isso, só vou dificultar para eles. Mas vou ficar concentrado na minha raia”, disse o ribeirãopretano, que tem entre os principais oponentes nas águas húngaras o ucraniano Andriy Govorov e o inglês Benjamin Proud.

Preparação

Próximo ao início das disputas, Nicholas continua nadando. No sábado, 15, em treino, o nadador fez a marca de 22s9, que ele quer melhorar nos próximos dias. Para se preparar, ele descansa e medita, com o objetivo de chegar concentrado na prova.

“Nos últimos dias antes do Mundial eu gosto de ficar no meu canto, e me concentrar. Acho que agora é o limite para não atrapalhar tanto a concentração. Nem falar com a imprensa, porque é muita cobrança, principalmente sobre o resultado da natação nos Jogos Olímpicos, mesmo a minha prova nem sendo olímpica. Acabam misturando, e isso atrapalha um pouco, mas eu estou indo por um objetivo pessoal meu, que é melhorar o meu tempo”, concluiu o atleta.

Nicholas cai na piscina no Mundial no domingo, 23. As eliminatórias começam a partir das 4h30, e as semifinais da prova são no mesmo dia, a partir das 12h30. Caso passe para a final, Nicholas nada na segunda-feira, 24, a partir das 12h30. No Brasil, o Mundial de Esportes Aquáticos está sendo transmitido no Sportv2.


Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Compartilhar: