Juízes e promotores promovem ato em defesa da Justiça

Juízes e promotores promovem ato em defesa da Justiça

Advogados também participaram da manifestação em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito

Juízes estaduais e federais que atuam em Ribeirão preto, promotores e advogados participaram na tarde desta quinta-feira, de um ato solene em defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito e da Justiça.

A iniciativa foi do diretor do Fórum Estadual de Ribeirão Preto, o juiz Paulo César Gentille, que convidou integrantes da Justiça Federal, do ministério Público, da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP) e 12ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

A convocação aconteceu em resposta ao tratamento que vem sendo dado  às instituições por parte de figuras públicas através de questionamentos ou críticas à legitimidade e autonomia da Justiça brasileira. De acordo com Gentille, a instituição Justiça é soberana e não está em questionamento sua legitimidade ou autonomia

Para ele, a classe dos juízes, de todas as instâncias, estaduais e federais, vem sendo constrangida “em escala vertiginosa”. “Estamos preocupados, porque o sistema de Justiça vem sendo atacado de forma despudorada. Ontem (quarta-feira, 16) fomos surpreendidos com ataques vis às instâncias superiores”, disse ele.

O juiz refereiu-se aos questionamentos feitos em função da divulgação de grampos telefônicos com conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com altos integrantes do governo federal e até com a presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo a falar no ato solene, José Eduardo Consolini, representante da subsecção da Justiça Federal em Ribeirão Preto, disse que o Brasil é um país de trabalhadores e servidores públicos honrados que aguarda um desfecho de país “passado a limpo”. “Se há intolerâncias, temos que ouvir e responder de forma adequada”, comentou.

Presidente da AARP, o advogado Daniel Rondi disse que os advogados estão juntos com os juízes neste momento e na defesa do Estado Democrático de Direito. “Não vamos nos acovardar. Somos combatentes lado a lado para, principalmente neste momento, reforçar o Estado Democrático de Direito”.

Presidente da OAB de Ribeirão Preto, Domingos Stocco informou aos presentes que o Conselho Superior da Ordem faz nesta sexta-feira, 18, em Brasília, uma reunião para discutir os últimos acontecimentos. “Nós da OAB estamos atentos a todos os movimentos. Somos partícipes desta luta”.

Fotos: Guto Silveira

Compartilhar: