Prefeitura não cumpre implantação de Ecopontos prevista para 2017

Prefeitura não cumpre implantação de Ecopontos prevista para 2017

Em Termo de Ajustamento de Conduta, administração municipal se comprometeu a dar início às obras de novos Ecopontos

A Prefeitura de Ribeirão Preto assegurou, em janeiro de 2017, a construção de novos Ecopontos em Ribeirão Preto ainda no segundo semestre deste ano. Entretanto, até o momento, nenhuma obra foi iniciada.

Segundo nota divulgada na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente informava que a previsão seria de que a instalação de novos ecopontos começasse ainda no segundo semestre. "Estudos mostram que são necessários oito novos ecopontos, já que os seis atuais são insuficientes diante da quantidade de lixo reciclável", afirmava o poder público municipal.

Questionada pelo Portal Revide nesta semana, a prefeitura se posicionou por meio de nota esclarecendo que o assunto já vinha sendo tratado e que "para a implantação dos ecopontos existe a necessidade de atualização de custos estimados e disponibilidade orçamentária, levando em consideração o acordo firmado no Termo de Ajustamento de Conduta  junto ao Ministério Público estadual".

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo, fez com que a prefeitura, ainda no mandato Dárcy Vera, liberasse um crédito no valor de R$ 250 mil para a construção de dois ecopontos. A questão foi aprovada pelos vereadores no dia 18 de agosto de 2016.

Até o fechamento desta reportagem, o Executivo não se posicionou quanto o descumprimento do TAC ou sobre os prazos para a construção dos novos pontos de coleta.

Ecoponto em funcionamento

Um dos ecopontos foi de fato construído e segue em funcionamento, como noticiado pelo Portal Revide no início do ano. No local são realizados o descarte e a reciclagem de componentes eletrônicos. Lá podem ser descartados monitores, impressoras, televisores, computadores, CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de xerox, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos, HDs, CDs,  entre outros.  É importante ressaltar que o Ecoponto não recebe pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos e toners.

O Ecoponto, que recebe materiais da população de todas as regiões da cidade, fica na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua Cerqueira César, 1.988, no Jardim Sumaré.


Foto: FL Piton

Compartilhar: