Ribeirão Preto fica fora do ranking das 50 cidades mais limpas do país

Ribeirão Preto fica fora do ranking das 50 cidades mais limpas do país

Na comparação com cidades do mesmo porte, município ocupa a 35ª posição

Ribeirão Preto ficou de fora do ranking das 50 cidades mais limpas do Brasil. O estudo faz parte do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana para os municípios brasileiros (ISLU), realizado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela  PricewaterhouseCoopers (PwC).

Para a concepção do ISLU, participaram mais de 1,7 mil municípios com informações referentes aos dados de 2014. São utilizados quatro componentes para chegar à nota final do índice, que é de 0 a 1. São eles: engajamento do município, sustentabilidade financeira, recuperação de recursos coletados e impacto ambiental.

Leia mais:
Prefeitura não cumpre implantação de Ecopontos prevista para 2017
Em Sertãozinho, projeto sustentável diminui produção de lixo em 10 vezes

Estudo da USP aponta que descarte inadequado de lixo prejudica Aquífero

Os dados construíram dois rankings: um em que constam todas as cidades participantes e outro em que há apenas aquelas com mais de 250 mil habitantes.

No primeiro, Ribeirão ficou de fora das 50 primeiras cidades. O município obteve uma nota de 0,681, que é classificada como “Ranking C”, uma classificação média. As três primeiras cidades da lista foram Nova Esperança (PR), Angelina (SC) e Itapulândia (SC). A melhor colocada da região foi Luís Antônio, ocupando a 14ª posição com um ISLU de 0,787.

Já na segunda classificação, entre os maiores municípios brasileiros, Ribeirão ocupa a 35ª colocação, ficando atrás de cidades como Limeira, Bauru e Franca. A primeira colocada foi a cidade de Santos, com um ISLU de 0,737.

Questionada sobre o desempenho da cidade no ISLU, a Prefeitura de Ribeirão Preto não se manifestou até o fechamento da reportagem.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: